Palestino se veste de melancia em seu novo uniforme; entenda significado do símbolo
Durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel tomou o controle da Faixa de Gaza, a melancia virou símbolo de resistência
Palestino se veste de Melancia, símbolo de resistência, em sua nova camisa
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13361611.jpg]
Palestino se veste de Melancia, símbolo de resistência, em sua nova camisa
O Palestino, do Chile, inovou ao lançar uma camisa que é predominantemente retratada pela imagem de uma melancia. Trata-se de uma referência histórica à Guerra dos Seis Dias, acontecida em junho de 1967, no Oriente Médio.
+ O que significa o símbolo de melancia desenhado em cartazes de manifestantes pró-Palestina em universidades americanas
[https://DE.DEDE.com/mundo/noticia/2024/05/01/o-que-significa-o-simbolo-de-melancia-desenhado-em-cartazes-de-manifestantes-pro-palestina-em-universidades-americanas.ghtml]
No confronto entre árabes e israelenses ocorrido em 1967, Israel tomou o controle da Faixa de Gaza e proibiu a exibição de qualquer símbolo referente à identidade palestina, incluindo a bandeira do país. Quem desrespeitasse tal medida poderia ser preso.
+ Champions League 2024/25: oitavas terão dérbi Real x Atlético; veja confrontos e chaveamento
[https://DE.DEDE.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/noticia/2025/02/21/champions-league-uefa-sorteia-confrontos-das-oitavas-de-final.ghtml]
Com isso, os palestinos passaram a usar a imagem de um melancia cortada como um símbolo de resistência, já que a fruta tem as mesmas cores da bandeira deles. Em vídeo divulgado pelo clube, veio a explicação:
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
[https://whatsapp.com/channel/0029VafftWKGk1FyZTqi2e0v]
“Em 1967, após a Guerra dos Seis Dias, a exibição pública de qualquer símbolo da identidade palestina foi proibida. Isso incluía a bandeira nacional. Qualquer um que a exibisse era preso. A partir de então, a melancia começou a se tornar um símbolo de solidariedade com a Palestina em marchas, protestos e mídia de massa.
Além de suas cores – verde, vermelho, branco e preto – a melancia é uma fruta tradicional na culinária palestina. Foi aí que começou a conexão entre a Palestina e a melancia. Hoje, muito mais do que uma fruta, é um ícone de resistência.
É por isso que, 57 anos depois, a melancia se torna nossa nova pele. A camisa palestina para a temporada de 2025. Uma fruta doce e colorida que nos representa mais do que nunca diante da adversidade. Somos fortes ao lado do povo palestino”.