Entenda quem são os “kids pretos”, alvo de operação da Polícia Federal

Os “kids pretos” são militares da unidade de elite do Exército Brasileiro do Comando de Operações Especiais (Copesp), alvo da Operação Contragolpe da Polícia Federal. A operação, autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, visa desarticular uma organização criminosa que planejava um golpe de Estado em 2022 contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva e atacar o STF.
Segundo a PF, existia um planejamento operacional chamado “Punhal Verde e Amarelo” para assassinar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e 15 medidas cautelares, incluindo a prisão do general da reserva Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Presidência.
Os “kids pretos” são membros do Comando de Operações Especiais, conhecidos por seu lema “qualquer missão, a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer maneira”, recebendo treinamento especial para operações de sabotagem, guerrilha e combate ao terrorismo. O Comandante militar do Planalto de 2020 a 2022, general Rui Yutaka Matsuda, destaca que esse grupo é acionado quando resultados decisivos e contundentes são necessários para missões de alto risco.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp