Última atualização 19/07/2017 | 17:53
A presidente da Associação Brasileira de Indústria dos Hotéis de Goiás (ABIH-GO), Vanessa Morales, concedeu entrevista ao Diário do Estado. Ela falou sobre a atual situação dos hotéis em Goiás, a importância do turismo e dos aplicativos que oferecem estadia como o Airbnb. (Confira acima a entrevista completa).
Segundo Morales o setor hoteleiro passa por dificuldades desde 2016. “A nossa situação não é tão boa, infelizmente. Não está diferente dos outros segmentos. A hotelaria vem passando por dificuldades desde 2016. Só Goiânia recebeu muitos novos hotéis e consequentemente muitos hotéis tradicionais vem fechando suas portas. É muito lamentável essa situação. E tem outros hotéis que vão fechar as portas”.
A presidente da ABIH comentou sobre o aplicativo digital Airbnb que oferece hospedagem em apartamentos e casas por preços geralmente mais baratos do que em hotéis. “O Airbnb é um meio de hospedagem. Ele precisa ser regulamentado. Diária não é aluguel. Aluguel tem que obedecer a lei do inquilinato onde existe um período mínimo para se hospedar. Se é diária é um meio de hospedagem. Então deve-se tratar como um hotel é tratado”.
Vanessa destacou que o turismo é uma ferramenta importante para captação de recursos. “É importante entender que o que se investe em turismo, volta para os cofres públicos para que o governo possa investir de forma correta na educação, segurança e saúde. O turismo está aí para ajudar os outros segmentos”.