Entupida e sem proteção, boca de lobo provoca transtornos em bairro de Aparecida de Goiânia

Uma boca de lobo aberta tem preocupado a população do Residencial Mansões Paraíso, em Aparecida de Goiânia. Segundo a autônoma Célia Nunes da Silva, a vala que não tem proteção representa um perigo para o pedestre, em especial crianças e animais. Entretanto, o problema tem se agravado com o período chuvoso, já que o bueiro está entupido por conta do lixo carregado pela enxurrada, fazendo com que a Rua Arpuador fique alaga, situação que dificulta a locomoção de motociclistas e motoristas que precisam passar pelo local.

“Há muito tempo essa boca de lobo está entupida e provocando medo na população. A gente fica preocupada de que alguém possa cair ou se machucar nesse bueiro. Além disso, esse lixo tem acumulado muita água e isso tem feito com que apareça alguns casos de dengue no setor. O meu meu filho mesmo pegou dengue”, explica Célia.

Ainda de acordo com Célia, a população também tem contribuído para o entupimento da boca de lobo. Ela explica que por não ter proteção, as pessoas aproveitam para descartar o lixo no local.

“Tem muito lixo acumulado e isso tem provocado muitos alagamentos na região com as chuvas. A prefeitura precisa fazer o reparo da boca de lobo e desentupi-la. Por mais que a água não fique acumulada por muito tempo por ser um lugar alto, a situação causa transtornos a população”, concluiu.

Moradores denunciaram que o entupimento da vala tem provocado alagamentos na via / Foto: Arquivo pessoal

Nota da prefeitura

“A secretaria de Infraestrutura informa que encaminhará uma equipe de limpeza e manutenção ao local para desobstrução do bueiro. A secretaria ressalta que é preciso que os moradores tenham consciência e evitem jogar lixos e entulhos nas ruas e lotes baldios, pois com as chuvas eles são levados pelas águas das para o bueiros, evitando assim o escoamento adequado pelas galerias pluviais, o que acarreta em enxurradas”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos