Envelhecimento Populacional: Brasília terá triplicação de idosos até 2060. Cuidados com saúde e bem-estar são essenciais.

envelhecimento-populacional3A-brasilia-tera-triplicacao-de-idosos-ate-2060.-cuidados-com-saude-e-bem-estar-sao-essenciais

A população do DE com mais de 60 anos deve triplicar até 2060 – de 12,3%, vai aumentar para 36,7%. A projeção é do relatório do Observa DF, um projeto de pesquisa da UnB, que reuniu os dados do último Censo do IBGE, de 2022.

Segundo o levantamento, a idade média dos brasilienses é de 34 anos, mas, em 2060, a estimativa é que seja de 50. Ou seja, metade da população do DE vai ser formada por pessoas que nasceram em 2010 ou antes e já estão por aqui.

Regiões como Plano Piloto, Cruzeiro e Sudoeste já têm o número de idosos superior ao de crianças e, segundo a pesquisa, devem envelhecer ainda mais. Já Ceilândia, Gama e Sobradinho, que têm uma população mais jovem atualmente, também apresentam envelhecimento acelerado.

Para envelhecer de forma saudável, especialistas recomendam: boa alimentação, prática de atividades físicas, redução dos níveis de estresse e ter um propósito de vida. “O propósito de vida, ele faz você desejar tanto uma coisa que você realmente quer, a chegar naquela meta. Quando você se propõe, por exemplo, a ajudar pessoas na igreja ou fazer uma faculdade nova, você faz com que sua cabeça fique pronta, pro que der e vier”, diz a médica geriatra Priscilla Mussi.

A pastora Aldair Espíndola, de 76 anos, encontrou um novo propósito há dois. Em 2023, ela estava com hipoglicemia, artrose e 105 quilos e, então, resolveu mudar. O primeiro passo foi eliminar o açúcar. A mudança na dieta trouxe resultados. A dona Aldair não teve mais dores nos joelhos, os resultados dos exames melhoraram e ela perdeu mais de 20 quilos.

Com os novos hábitos na rotina, a dona Aldair tem outra receita pra dar: a de como viver bem! “Nós somos uma máquina, nós cuidamos muito do exterior. Muitas pessoas que estão envelhecendo, querem sempre mudar o rosto, fazer procedimentos e tal. Mas nos esquecemos do interior da máquina. Sabe, isso é o mais importante. Isso é o que vai trazer vida. Assim, vida abundante é nos alimentarmos do melhor”, afirma Aldair Espíndola.

Portanto, o envelhecimento populacional no DE até 2060 é uma realidade que demandará cuidados com a saúde e o bem-estar dos idosos. Através de hábitos saudáveis e um propósito de vida, é possível desfrutar da velhice com qualidade de vida e plenitude. A tendência de aumento da população idosa requer atenção da sociedade e das autoridades para garantir a assistência adequada a esse grupo crescente de indivíduos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp