Milhares de soldados da 82ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos começaram a chegar ao Oriente Médio, em meio ao conflito na região causado pelas agressões dos Estados Unidos e de Israel ao Irã. O envio das tropas ocorre enquanto o presidente Donald Trump avalia seus próximos passos na guerra contra o país persa.

Envio de tropas para o Oriente Médio

Os paraquedistas, baseados em Fort Bragg, Carolina do Norte, se juntam aos milhares de marinheiros, fuzileiros navais e forças de Operações Especiais que já foram enviados à região. No último final de semana, aproximadamente 2.500 fuzileiros navais também chegaram ao Oriente Médio.

Objetivos e possíveis operações

As tropas adicionais do Exército incluem elementos da sede da 82ª Divisão Aerotransportada, parte da logística e outros suportes, além de uma brigada de combate. Ainda não foi definido para onde os soldados estão sendo enviados, mas especula-se sobre a possibilidade de operações no interior do território iraniano.

Opções para Trump e riscos políticos

O presidente Donald Trump está considerando diversas opções para a guerra contra o Irã, incluindo operações para controlar a Ilha Kharg, importante centro de exportações de petróleo iraniano. No entanto, qualquer uso de tropas terrestres dos EUA pode representar riscos políticos significativos para Trump, diante do apoio público limitado à campanha contra o Irã e de suas promessas de evitar novos conflitos no Oriente Médio.

Desde o início das operações, mais de 11.000 alvos foram atacados pelos EUA, resultando em ferimentos em mais de 300 tropas e na morte de 13 militares como parte da Operação Fúria Épica.