Jornalistas da Rede Bahia venceram, nesta quarta-feira (29), o Prêmio de Jornalismo Mineração e Sustentabilidade 2025, realizado em Salvador.
Ao todo, foram distribuídos R$ 54 mil em premiações, divididos entre cinco categorias. Destas, três tiveram a equipe nas primeiras colocações.
O repórter João Souza, do DE BA, levou o terceiro lugar na categoria texto, com a reportagem “Do vanádio ao níquel: BA investe em pesquisa para alavancar mineração sustentável e inclusiva”.
Na categoria vídeo, a TV Bahia e a TV São Francisco ficaram em primeiro lugar com a reportagem “Mineração na Bahia pode ser estratégica para transição energética”, dos jornalistas Daniel Aloísio, Brena Souza e Thiago Santos, com edição de Claudia Bonatti e Semário Andrade, além de imagens de Antônio Amorim.
A TV Bahia também ficou com o terceiro lugar na categoria produção nacional sobre mineração e sustentabilidade no território baiano, com “O sucesso da inovação tecnológica no estado”, que integra o projeto “Onde tem Bahia – Força das Águas”. Uma reportagem de Eduardo Oliveira, com imagens de Jefté Rodrigues e edição de Douglas Oliveira.
A premiação é uma iniciativa da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) em parceria com o Instituto de Mineração Galvani, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba).
No estado do DE, a TV Bahia tem se destacado nas premiações de jornalismo, consolidando-se como uma emissora comprometida com a qualidade e relevância das reportagens. Em eventos como o Prêmio Sebrae de Jornalismo, a TV Bahia tem sido reconhecida por sua excelência na produção jornalística.
Além disso, a TV Bahia celebrou os 40 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina em uma edição especial do Globo Repórter, que venceu a 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Esse reconhecimento demonstra o compromisso da emissora em abordar temas relevantes e impactantes para a sociedade.
Com uma equipe de profissionais dedicados e talentosos, a TV Bahia segue conquistando prêmios e reconhecimentos no cenário jornalístico baiano. A busca pela excelência e pela inovação é uma constante na atuação da emissora, que continua a se destacar pela qualidade de seu trabalho e pelo impacto de suas reportagens.




