Equipe de Bombeiros goianos voltam de Brumadinho e são recebidos em solenidade

Os seis bombeiros e seis cães de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), que trabalharam nas buscas em Brumadinho (MG), serão recepcionados pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A solenidade está acontecendo nesta terça-feira (5), no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia. O evento marca também a entrega de cinco novas Unidades de Resgate (URs), além de viaturas e equipamentos para a Corporação. Os veículos vão reforçar o atendimento de resgate pré-hospitalar do CBMGO.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por determinação do governador, o CBMGO enviou na manhã de sábado, 26, a equipe goiana em apoio às operações de resgate em Brumadinho. Trabalharam no local mais de 250 bombeiros e 22 cães farejadores. Dados divulgados pela Defesa Civil de Minas Gerais confirmam que a tragédia deixou 121 mortes confirmadas e 205 desaparecidos. A barragem de rejeitos se rompeu no dia 25 de janeiro e a lama destruiu o refeitório e o prédio da mineradora, além de pousadas, casas e vegetação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os seis bombeiros militares de Goiás que formaram a equipe são especialistas no atendimento de ocorrências com vítimas desorientadas ou desaparecidas em matas, escombros, deslizamentos ou na água. Os cães de salvamento são capazes de fazer buscas de pessoas vivas ou mortas em áreas rurais, áreas deslizadas e estruturas colapsadas. Usando o faro, os cães podem fazer varreduras em áreas rurais de 30 mil m² em cerca de 20 minutos.

O governador Ronaldo Caiado agradeceu o trabalho desempenhado pelos militares e parabenizou em especial a cadela Vênus, a que mais localizou vítimas da tragédia em Brumadinho. Durante o evento também foram entregues cinco novas Unidades de Resgate (URs), além de materiais e equipamentos para a Corporação. Os veículos vão reforçar o atendimento de resgate pré-hospitalar do CBMGO.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp