Equipes combatem incêndios em áreas críticas de Uberlândia

equipes-combatem-incendios-em-areas-criticas-de-uberlandia

VÍDEO: Incêndios em série atingem pelo menos três grandes áreas de Uberlândia

Até o momento, Corpo de Bombeiros confirmou focos no Poliesportivo Luizote, Distrito Industrial e Anel Viário Sul. Defesa Civil também confirmou que continua o incêndio próximo ao Parque Estadual do Pau Furado.

Incêndios atingem pelo menos três áreas de Uberlândia

Equipes do Corpo de Bombeiros atuam, na tarde desta quarta-feira (10), no combate a diversos incêndios registrados em Uberlândia. Até o momento, a corporação confirmou três grandes focos nas regiões do Bairro Luizote de Freitas, Distrito Industrial e no Anel Viário Sul.

No Bairro Luizote, segundo testemunhas, o incêndio começou na vegetação e, posteriormente, de forma rápida, se alastrou para canos de PVC que estavam na área interna do Poliesportivo Luizote. Conforme os Bombeiros, o incêndio teve uma duração de combate de 1h30 e foram usados 5 mil litros de água.

Também houve um chamado de incêndio no Distrito Industrial em uma região de mata às margens da Avenida Antônio Tomaz Ferreira de Rezende. Três viaturas se deslocaram para o local.

O Corpo de Bombeiros ainda confirmou um terceiro foco na região do Anel Viário Sul. Segundo as equipes, há um chamado para a região desde às 14h para incêndio de grandes proporções, porém, de acordo com os bombeiros, devido aos demais chamados, ainda não foi possível enviar equipe para o local.

A TV Integração questionou a Prefeitura Municipal de Uberlândia sobre os incêndios no município, porém, até a última atualização da reportagem não obteve resposta.

Além disso, a Defesa Civil informou que o incêndio que começou na segunda-feira (8) próximo ao Parque Estadual do Pau Furado persiste nesta quarta-feira (10). As equipes estão monitorando a situação para evitar que as chamas se espalhem mas, até o momento, uma área equivalente a 91 campos de futebol já foram queimadas.

Militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas ambientais atuam desde a tarde de segunda-feira (8) no combate ao fogo na zona de amortecimento da unidade de conservação. As chamas atingem uma área às margens da BR-050, sentido Araguari.

A coordenadora da unidade, Maricéia Barbosa Silva Pádua, esclareceu que não há incêndio dentro do parque. Segundo ela, o fogo está na zona de amortecimento, em uma área de chácaras particulares, distante da unidade de conservação. Brigadistas e bombeiros atuam para evitar que as chamas se aproximem do parque.

A área atingida circunda o parque e tem como função proteger o ecossistema da unidade, funcionando como uma espécie de “barreira”.

Nesta quarta, Uberlândia registrou umidade relativa do ar extremamente baixa, com valores variando entre 8,2% e 15,5%, caracterizando estado de alerta máximo para saúde e incêndios florestais.

Confira os dados meteorológicos divulgados pelo geógrafo William Borges:

Leste e Nordeste (Morumbi, Residencial Integração, São Jorge): umidades mais críticas, variando entre 8,2% e 10%;
Centro e bairros próximos (Martins, Fundinho, Santa Mônica): valores intermediários entre 11% e 13%;
Região Oeste/Sudoeste (Jardim Europa, Mansour, Chácaras Tubalina): umidades um pouco mais altas, chegando a 14%–15,5%, mas ainda preocupantes.

As recomendações da Defesa Civil para a baixa umidade são:

Beber bastante água;
Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
Evitar banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use um hidratante;
Usar umidificadores de ar em casa e no trabalho. Utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama;
Na hora da limpeza, prefira pano úmido a vassoura para não levantar pó;
Evite ambientes onde há fumaça de cigarro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp