Equipes da AGR vão a nove municípios em situação de risco por causa das chuvas

Equipes da AGR vão a nove municípios em situação de risco por causa das chuvas

A Agência Goiana de Regulação (AGR) participa, a partir desta terça-feira, 22, da Operação Nordeste Solidário. O projeto reúne órgãos e unidades do Governo de Goiás com a missão de prevenir e minimizar o impacto das chuvas previstas para a região.

A Ouvidoria Setorial e a Gerência de Regulação e Bens Desestatizados atenderão usuários de energia, saneamento básico, transportes, terminais rodoviários, entre outros serviços, de 22 a 26 de novembro e de 06 a 10 de dezembro, em postos instalados nos municípios.

Risco de chuvas

Os colaboradores da AGR vão informar a população desses munícipios e também o poder público municipal sobre o suporte dado pela autarquia caso tenham problemas de interrupção nos serviços essenciais, como o fornecimento de água e energia, cobrando a execução de serviços da Enel e Saneago.

A agência está, ainda, fazendo gestão junto à Enel Goiás para que a concessionária reforce as equipes de atendimento na região norte e nordeste neste período, a fim de evitar maiores prejuízos à população por conta das chuvas.

Ouvidor setorial da AGR, Francisco Vieira de Macedo explica que, no caso de interrupção no fornecimento de água e/ou energia, os usuários devem primeiro procurador o atendimento e a ouvidoria da concessionária. Caso não tenham seu problema solucionado, devem acionar a Ouvidoria Setorial da AGR. “Receberemos reclamações nas três áreas e também vamos tirar dúvidas dos usuários sobre cadastro social para os serviços de água e energia, em que o inscrito no CadÚnico do governo federal pode pleitear o desconto de 50% na conta de luz e de água”, explica.

A AGR estará também com dois fiscais da Gerência de Regulação e Bens Desestatizados para vistoriar os terminais rodoviários e unidades de saúde geridas por OSs durante a operação.

O trabalho da AGR começa na cidade de Teresina de Goiás, na manhã do dia desta terça-feira, 22, e segue para Cavalcante, no período da tarde. No dia seguinte, 23, as equipes vão atender em Alto Paraíso de Goiás, e no dia 24, na cidade de São João D’Aliança.

Nos dias 25 e 26, as equipes prestarão atendimento na cidade de Formosa. Na semana seguinte, a atenção será dirigida aos municípios de Niquelândia (06 e 07/12), Itapaci e São Luiz do Norte (08) e Uruaçu (09 e 10).

Ouvidoria

A Ouvidoria Setorial da AGR é referência entre as ouvidorias do Estado, por receber o maior número de demandas dos usuários de serviços públicos e também por apresentar um dos menores tempos de resposta entre as ouvidorias do Estado. Foi também a primeira a instituir o canal de reclamações por Whatsapp.

Atualmente, o funcionamento da Ouvidoria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h para atendimento presencial, no terceiro andar do edifício-sede da Agência, na Avenida Goiás, 305, Ed. Visconde de Mauá, Centro; e das 8h às 18h para atendimentos de Call Center, WhatsApp e e-mail, exceto nos feriados e pontos facultativos.

São disponibilizados aos usuários os seguintes canais:
Exclusivo para saneamento básico e transporte intermunicipal- 0800-704-3200
Exclusivo para energia elétrica – 0800 727-0167
WhatsApp – 62-9.8480-7353
E-Mail: [email protected]

A AGR é órgão estadual responsável por regular, controlar e fiscalizar serviços públicos transferidos pelo Estado a terceiros por autorização, concessão ou permissão, nas áreas de saneamento básico, transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, bens desestatizados (como os terminais rodoviários), unidades hospitalares administradas por organizações sociais (OSs) e outros. Por meio de convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a AGR também fiscaliza a prestação de serviços de energia em todo o Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ministro da Agricultura apoia suspensão de fornecimento de carne ao Carrefour Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou nesta segunda-feira, 25, seu apoio à decisão de frigoríficos brasileiros de interrupção o suficiente de carne ao Carrefour no Brasil. A medida foi uma resposta às declarações do CEO global da rede, Alexandre Bompard, que anunciou na última quarta-feira, 20, que o Carrefour deixará de comprar carne do Mercosul, alegando riscos relacionados ao cumprimento de critérios

A decisão do Carrefour foi anunciada em meio aos protestos de agricultores franceses contrários ao acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Embora a extensão da restrição não tenha sido inicialmente esclarecida, a empresa informou posteriormente que a medida se aplica às lojas em França. A postura do Carrefour gerou críticas tanto de representantes do governo quanto de agricultores do bloco sul-americano.

Em entrevista à Globonews, Fávaro criticou o tom utilizado pela Bompard ao abordar a qualidade da carne brasileira, considerando as declarações inaceitáveis. “Não é pelo boicote econômico, mas pela forma como o CEO do Carrefour tratou a questão. Ele colocou em dúvida a qualidade sanitária da carne brasileira, algo inadmissível”,

Fávaro também defendeu o rigor ambiental e sanitário do Brasil, ressaltando que o país possui um dos Códigos Florestais mais exigentes do mundo. Ele classificou as discussões do Carrefour como uma tentativa de criar barreiras comerciais. “A França compra carne do Brasil há 40 anos. Só agora resolvi detectar um problema? Isso é absurdo. Se o Carrefour na França não quer carne brasileira, nossos fornecedores estão certos em não fornecer o produto nem para as lojas no Brasil”, declarou.

Em resposta, o Carrefour Brasil emitiu uma nota informando que a suspensão da quantidade de carne impacta seus clientes e que a empresa está buscando soluções para normalizar o abastecimento do produto em suas lojas

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp