Press "Enter" to skip to content

Equipes da Amma já evitaram cinco grandes incêndios na capital neste ano

Última atualização 31/08/2022 | 15:06

A baixa umidade tem aumentado o registro de incêndios na capital. Cinco deles, de maior proporção, em locais como Parque Macambira e no Parque Nova Esperança, chegaram a ser evitados neste ano. As equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) acompanham 240 áreas de conservação em Goiânia, sendo 63 parques urbanizados com pista de caminhadas, área de convivência, parquinho ou academia. Na última sexta-feira, 26, o fogo destruiu parte do Morro dos Macacos e exigiu atuação dos bombeiros.

De acordo com o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da pasta, Ormando José Júnior, o trabalho preventivo é constante, assim como o combate às chamas de incêndio e apoio e amparo aos animais. A causa dos incêndios pode ser ação humana ou natural, o que demanda análise técnica. Para coibir focos, ele afirma que desde março deste ano os profissionais receberam treinamento por parte do Corpo de Bombeiros e foram feitos aceiros e também limpeza interna para a retirada de materiais como alumínio e vidro.

“Não temos números sobre os monitoramentos porque são rotativos. Grande parte da áreas de conservação são corredores verdes para unidades em outros municípios, como Aparecida de Goiânia. Alguns animais migram para lá, por exemplo”, explica.

O Parque Bougainville foi um dos locais atingidos que recebeu trabalho específico com a fauna local. A região tem arborização concentrada e rodeada por habitações, sendo necessário oferecer opções de alimentação para os animais. No caso do Morro dos Macacos, apesar de moradores denunciarem a falta de comida para as espécies, Ormando destaca que eles têm rotas de fuga e alternativas de alimentação. Ele lembra que os biólogos da Amma acompanham a fauna e tomam as devidas providências, conforme o incidente e local, em caso de anormalidade.

Neste ano, o Corpo de Bombeiros já registrou mais de 6 mil ocorrências de incêndios no estado. Como no ano anterior foram 9.334, a estimativa é de que o balanço deste ano tenha mais casos de queimadas, de acordo com a tenente Vanessa Furquim. Em julho foram instalados dois postos temporariamente na em Alto Paraíso e em Cavalcante onde equipes revezam o trabalho para garantir resposta rápida em caso de acidentes. A maioria começa por ação humana.