Equipes inspiradas em times brasileiros: Cabo Verde se classifica para a Copa do Mundo de 2026

equipes-inspiradas-em-times-brasileiros3A-cabo-verde-se-classifica-para-a-copa-do-mundo-de-2026

Cabo Verde, classificado pela primeira vez para a Copa, tem equipes inspiradas em times brasileiros. Além do idioma em comum, Brasil é referência no futebol para a seleção estreante em Mundiais. Confira as seleções já classificadas para a copa do mundo de 2026 [https://s01.video.glbimg.com/x240/14004612.jpg].

Cabo Verde é mais uma das seleções que garantiram vaga inédita para a Copa do Mundo de 2026. [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2025/10/13/cabo-verde-vence-e-conquista-vaga-inedita-na-copa-do-mundo.ghtml]. O país africano, que tem como língua oficial o Português, venceu seu jogo contra Essuatíni, na última rodada das Eliminatórias, e carimbou vaga na competição. Apesar dos 2,6 mil quilômetros de distância para o Brasil, o futebol do arquipélago tem uma ligação muito forte com o país pentacampeão mundial: graças ao idioma em comum, diversos clubes locais, espalhados pelas dez ilhas de Cabo Verde, carregam inspiração e referências a diversas equipes brasileiras.

Se você andar por Cabo Verde, mais precisamente na Ilha de São Vicente, pode acabar se sentindo na Zona Leste de São Paulo. Nem mesmo a distância foi capaz de atrapalhar a influência cultural do futebol brasileiro no país. O preto e branco com timão na bandeira não esconde a referência direta ao Corinthians. Fundado em 1987, o Sport Clube Corinthians de São Vicente é uma equipe que disputa categorias de base em Cabo Verde e possui papel importante em trabalhos sociais no país. A ideia do clube veio de um grupo de amigos que, ao assistir a uma reportagem que falava sobre a equipe paulista, criou apreço pelo time e, na data de fundação, decidiu homenagear o Corinthians.

Outra homenagem feita para clubes brasileiros faz uma mistura entre o Botafogo do Rio de Janeiro e o de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Fundado em 1973, na cidade de São Filipe, na Ilha do Fogo, o clube decidiu seguir os passos do Glorioso, usando o preto e branco no uniforme, mas adotou o amarelo como cor principal. Apesar da homenagem ao clube carioca, o escudo acabou inspirado no Botafogo de Ribeirão.

Diferente do Corinthians de São Vicente, a equipe possui um elenco principal e é o time mais bem-sucedido da Ilha do Fogo, com 17 títulos regionais e um título nacional. Em outros esportes, está presente no vôlei, no basquete e no atletismo. Um dos caçulas das inspirações surgiu há apenas 15 anos, na região de Figueira da Horta, na Ilha do Maio. Fundada em 6 de outubro de 2010, a Associação Sport Club Figueirense tem esse nome por conta do local de fundação. As cores e o escudo, por sua vez, vêm do time de Florianópolis, Santa Catarina. Pouco depois da fundação, em 2017, chegou a conquistar o título da segunda divisão da Ilha do Maio. Desde 2023, o clube participa do cenário nacional do futebol de Cabo Verde.

Fundado na Ilha do Maio, em agosto de 2000, outro clube local de Cabo Verde surgiu para fazer referência às equipes brasileiras. Desta vez, o Cruzeiro, de Minas Gerais, foi inspiração. A equipe carrega um escudo bem semelhante ao do time mineiro, além de vestir o uniforme celeste. Diferente dos clubes citados anteriormente, o Unidos do Norte não tem como referência nenhum clube que já jogou a Série A do Campeonato Brasileiro. Localizado em Praia, capital de Cabo Verde, o clube faz alusão ao Pelotas, do Rio Grande do Sul. Além do escudo idêntico, o amarelo e azul também se tornaram as principais cores da equipe, que atualmente joga em um estádio que comporta cerca de oito mil torcedores. Assim como o Botafogo de Cabo Verde, possui departamentos em outros esportes, como vôlei e basquete. Com a vaga na Copa do Mundo, Cabo Verde se juntou à Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia e tornou-se a sexta seleção africana a se classificar para o Mundial de 2026.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp