Equipes mantêm busca por crianças desaparecidas em Bacabal com foco na investigação Policial

equipes-mantem-busca-por-criancas-desaparecidas-em-bacabal-com-foco-na-investigacao-policial

Buscas por crianças desaparecidas vão seguir com força-tarefa menor e foco na investigação policial, diz secretário

Equipes continuam atuando com apoio de drones, Exército e Marinha. Segundo o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, o inquérito policial já ultrapassa 200 páginas.

Buscas por crianças em Bacabal vão seguir com força-tarefa menor e foco na investigação

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, informou nessa quinta-feira (22) que as buscas pelas crianças Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, desaparecidas há 20 dias em Bacabal, no interior do estado, vão continuar, mas de forma mais direcionada e focada na investigação policial.

Uma comissão especial de segurança, composta por dois delegados de São Luís e uma delegada de Bacabal, conduz as investigações paralelamente às buscas. Segundo o secretário, o inquérito policial já ultrapassa 200 páginas. Até o momento, não há vestígios nem pistas sobre o paradeiro das crianças.

> “Infelizmente nós não encontramos as crianças. […] Nós vamos fazer um redirecionamento para os trabalhos, dando enfoque às investigações da Polícia Civil e mantendo grupos especializados em atividades rurais para o rastreamento e até mesmo o Exército Brasileiro.”

Mesmo com a mudança de estratégia, a força-tarefa será mantida. A Polícia Civil do Maranhão, o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil continuam atuando de forma integrada nas buscas. Segundo Maurício Martins, drones seguirão sendo utilizados para auxiliar no monitoramento das áreas.

Das duas bases utilizadas durante a operação, será mantida apenas a base instalada no quilombo São Sebastião dos Pretos, local em que as crianças moravam e foram vistas pela última vez.

Ele destacou ainda que, caso surja a necessidade de ampliar o trabalho para um novo local, as equipes poderão ser novamente acionadas e reforçadas com os órgãos de segurança pública.

Durante a coletiva, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, informou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza fiscalizações não apenas nas rodovias do Maranhão, mas também em outras regiões do país.

Ainda de acordo com o prefeito, a Secretaria de Segurança Pública acionou um sistema nacional de segurança, permitindo o uso de mecanismos e bancos de dados de outros estados para reforçar as buscas pelas crianças.

O secretário acrescentou que, em casos de desaparecimento, a Polícia Civil segue um protocolo específico por meio do programa Amber Alert. Segundo ele, o sistema aciona a plataforma Meta para divulgar informações e fotos dos desaparecidos no Instagram e no Facebook, com alcance de até 200 quilômetros da região.

Durante entrevista coletiva, o secretário também fez um apelo à população e às pessoas que acompanham o caso para que não divulguem comentários ou informações falsas, que podem prejudicar o andamento das investigações.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp