Era fã? Saiba como você pode prestar homenagens à Rainha Elizabeth II

Muitas pessoas pelo mundo se sentiram solidárias com a família real após a morte da rainha Elizabeth II, que faleceu nesta quinta-feira, 8, encerrando o reinado mais longo do Reino Unido aos 96 anos. 

Nesta sexta-feira, 9, o governo britânico divulgou as orientações oficiais sobre o período de luto pelo qual o país passará até o funeral da monarca.  Um link foi disponibilizado no site oficial da realeza para quem deseja enviar condolências à família e estiver longe da Inglaterra. Mensagens podem ser deixadas em um formulário disponível no site

“Uma seleção de mensagens serão passadas para os membros da Família Real, e podem ser guardadas nos Arquivos da Realeza para posterioridade”, afirma o texto.

Homenagens presenciais no Reino Unido 

Dando continuação às tradições, os britânicos têm costume de enviar mensagens de condolências através de livros físicos para familiares enlutados. 

Segundo as orientações do governo, embora os livros não estejam disponíveis nas residências da realeza, eles estarão disponíveis em diversas prefeituras e outras localidades do país. As orientações explicam ainda que qualquer cidadão pode abrir um livro durante o Período de Luto Nacional. 

“Não existe um formato definido para o livro. A mesa geralmente é uma mesa de cavalete na qual o livro é colocado com uma toalha de mesa branca, um arranjo de flores (lírios ou outras flores brancas) e uma fotografia formal emoldurada de Sua Majestade”, afirma o governo. “Saiba que a Casa Real e o governo não poderão receber livros de condolências”, acrescentou.

Flores em homenagem 

Também é de costume que os enlutados depositem arranjos flores em homenagem à pessoa que morreu. O governo britânico definiu locais específicos para concentrar esse tipo de condolências durante o período de luto o qual o país está passando. Na capital de Londres, um memorial de flores será criado no Green Park neste sábado, 10, e será o lugar principal para o depósito de flores próximo ao Palácio de Buckingham. 

Já em locais de residências reais, como em Windsor, por exemplo, flores podem ser deixadas no Cambridge Gate, perto do centro da cidade. 

 No Palácio de Balmoral, na Escócia, onde a rainha morreu, as flores podem ser deixadas no portão principal. Outras localidades podem ser checadas neste link.

“Fazer uma doação para uma das muitas instituições de caridade de Sua Majestade pode ser considerado uma forma de prestar homenagem ao seu extraordinário legado”, concluiu o governo britânico.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos