Press "Enter" to skip to content

Erika Hilton é alvo de transfobia por deputado que a chamou de “meu amigo”

Última atualização 20/09/2023 | 17:04

A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) foi alvo de transfobia ao ser chamada de “meu amigo” pelo também parlamentar Pastor Isidório (Avante-BA). O caso ocorreu durante a sessão desta terça-feira, 19, da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, que iria analisar o projeto de lei que proíbe o casamento homoafetivo no Brasil.

“A bíblia não é um absurdo, meu amigo. A bíblia não é um absurdo, meu amigo. A bíblia é a palavra de Deus”, disse Isidório a Hilton durante a comissão” falou o deputado para Erika Hilton.

Após a fala, Pastor Isidório foi acusado pelos parlamentares presentes de transfobia. A deputada federal Samia Bonfim (PSol)  saiu em defesa de Hilton e por diversas vezes repetiu no microfone frases ressaltando que ela é mulher e não poderia ser tratada com pronomes masculinos. 

Ao ouvir a fala, Erika parou em frente ao parlamentar e o encarou. A reação repercutiu nas redes sociais e até mesmo a própria deputada compartilhou nas redes um vídeo em que compara o ato após o ataque com a postura da cantora Beyoncé, de quem é fã.

Na mesma reunião e com a Bíblia aberta, pastor Isidório fez outras falas polêmicas a favor do projeto, dizendo que o casamento homoafetivo não é algo do Brasil, mas sim da Grécia:

“A gente sabe que Deus criou homem e mulher e abençoou. Todavia, o que estamos vendo no Brasil e com direitos constitucionais, do convívio de homem com homem e mulher com mulher, vem da Grécia, vem de Roma. Não é coisa aqui do Brasil.” Ainda no momento, ele também falou “homem nasce com binga e mulher nasce com tcheca”.

Assista ao vídeo em que o pastor chama Erika Hilton de “meu amigo”: