Ernesto Araújo afirma que não existe aquecimento global

Ministro da Relações Exteriores, Ernesto Araujo, durante entrevista coletiva, no Palácio Itamaraty. Sérgio Lima/Poder360 02.03.2021

Em um vídeo, Ernesto Araújo, ex-ministro de Relações Exteriores, afirma que não existe aquecimento global, devido a variação de climas locais. “Quando a gente fala de temperatura global, ela é uma média de temperaturas tiradas ao redor do mundo. Cada lugar tem um clima.”

Ele afirma ainda que alguns lugares tem aumento de temperatura devido a quantidade de pessoas. “Existem vários termostatos locais. É um tema muito interessante. Nos Estados Unidos foi feito um estudo sobre estações meteorológicas e disse que muitas estações que até os anos 30 e 40 ficavam no meio do mato, hoje ficam no asfalto. Então é óbvio que vai registrar um aumento entre os anos 40 e 50.” 

No entanto, de acordo com cientista, faz mais ou menos frio em algum lugar, em determinado momento, não desmente a existência do aquecimento global. A média de temperaturas leva em conta muitas informações, em um cálculo complexo computacional, feito por cientistas de todo mundo e durante períodos longos.

Foto: Reprodução

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp