A Polícia Federal apontou uma ligação entre um contador investigado por desvio de emendas parlamentares e um senador do Distrito Federal. Izalci Lucas (PL-DF) destinou uma emenda para uma associação suspeita de desvio, onde o dinheiro deveria financiar um evento de jogos digitais. No entanto, o político não foi alvo da operação e nega qualquer irregularidade relacionada ao caso.
A Operação da PF investiga o desvio de emendas em eventos de jogos digitais, sendo que o principal alvo foi a Associação Moriá, que recebeu cerca de R$ 15 milhões em emendas de senadores para a realização de jogos estudantis de esportes digitais em 2023 e 2024. Suspeita-se que, desse montante, R$ 13,2 milhões tenham sido desviados.
A PF informou ao ministro do STF, Flávio Dino, que há indícios de que um dos investigados na Operação Korban mantém uma relação próxima com o senador Izalci Lucas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Brasília, no Acre, no Paraná e em Goiás, onde se desenrola a investigação.
A relação de proximidade entre Izalci Lucas e o contador Adriano Marrocos chamou a atenção da PF, que apontou que ambos tiveram filiação partidária semelhante no PSDB e que participaram de eventos juntos. Além disso, as investigações indicam um aumento significativo no valor da emenda indicada por Izalci em favor da Associação Moriá.
Outro ponto de destaque é a contratação de empresas terceirizadas pela Moriá, com suspeitas de direcionamento fraudulento, acordos espúrios e contratação de empresas de fachada. Além dos mandados de busca e apreensão, o ministro do STF determinou o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias das empresas investigadas para possíveis ressarcimentos.
Tanto o senador Izalci Lucas quanto a Associação Moriá manifestaram-se por meio de notas, enfatizando a transparência e disponibilidade para colaborar com as investigações. Por outro lado, Adriano Marrocos e sua empresa de contabilidade não se pronunciaram até o momento. O desenrolar dessa operação ainda promete revelar mais detalhes sobre o caso e possíveis desdobramentos no cenário político brasileiro.