Escola afro-brasileira será mantida em Salvador após investimento de ‘artista antirracista’
Bárbara Karine e Maju Passos anunciaram a novidade por meio do Instagram, nesta sexta-feira (9), dois dias após lamentarem que precisariam encerrar os trabalhos na capital baiana.
Após o anúncio de fechamento, gestoras divulgam a manutenção da escola em Salvador
A escritora Bárbara Karine e a especialista em Economia Criativa, Maju Passos, anunciaram que a Escola Afro-brasileira Maria Felipa — primeira instituição de educação infantil com foco antirracista do país — continuará suas atividades após o investimento de um ator baiano e antirracista. As sócio-fundadoras da instituição haviam anunciado o encerramento das atividades na última quarta-feira (7).
Por meio de um vídeo publicado no Instagram, as gestoras contaram que passaram por dias intensos e tristes, onde tiveram que ser muito resilientes. A vencedora do prêmio Jabuti na categoria Educação, Bárbara, ressaltou a importância do apoio do artista que as procurou após uma manifestação realizada pelos profissionais que trabalham na instituição, no Porto da Barra, na quinta-feira (8).
A escola passará a funcionar por meio do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do Instituto Brasileiro Maria Felipa, criado pelas gestoras do colégio em 2023.
O investimento feito pelo artista foi de R$ 400 mil, um valor que cobre parte das despesas para retomar as atividades da instituição de ensino. A instituição ainda precisa de R$ 600 mil para cobrir o orçamento necessário para retomar as atividades em 2026.
Segundo Bárbara Karine, atualmente, 50% das crianças que estudam na instituição são bolsistas. Diante do montante que ainda precisa ser arrecadado, as fundadoras da escola abriram uma vaquinha para captar recursos e completar o orçamento necessário.
Pensando em construir um futuro mais forte para a escola, Bárbara detalhou que terão um profissional específico para a captação de recursos, além de buscar alternativas governamentais para a manutenção da instituição.
As gestoras aproveitaram a oportunidade para agradecer a todos que fazem doações recorrentes à instituição, às famílias que seguem pagando a mensalidade e outras pessoas que contribuíram para o retorno das atividades.




