Escola em Goiânia dá início a automatização da horta com conhecimentos de robótica

Será implantado sistema de irrigação simples com projeto que estimula inteligência dos alunos

A Escola Municipal Alice Coutinho, na Vila Moraes, inicia neste sábado, 25, a partir das 9h, o processo de automatização da horta da instituição. O projeto é realizado pelo grupo de robótica da escola, onde participam 20 alunos do sexto ao nono ano, orientados pelo professor de ciências Kleiber Pinheiro Sales.

Será implantado sistema de irrigação simples por meio da plataforma/placa arduíno, criado a partir dos conhecimentos em computação, eletrônica e mecânica. Pela técnica, a válvula de irrigação será acionada por um sensor de solo em módulo relé.

De acordo com o professor Kleiber, o objetivo é estimular a inteligência dos educandos. “Os alunos participaram das aulas de forma empolgante e entregaram relatórios das atividades pré-determinadas pelos professores. Eles estão vendo na prática o que é trabalhar em equipe e como a técnica aprendida pode ajudar no dia a dia da escola”, ressalta.

Projeto

Como metodologia de trabalho, os educandos assistem aulas de robótica do professor de ciências e do doutorando em inteligência artificial da UFG Francisco Calaça. As atividades são realizadas dentro do horário escolar e no contra turno. Desde 2013, a robótica integra a Proposta Político Pedagógica da escola.

 

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos