A Escola municipal Ângela Vergínia Borin, localizada em Maringá, no norte do Paraná, foi alvo de depredação e vandalismo no último sábado (26). De acordo com informações da prefeitura, um dos envolvidos na ação foi identificado como um aluno da própria instituição, que ainda é menor de idade. Imagens registradas por agentes municipais mostram os corredores, salas e pátio da escola tomados por sujeira, além de materiais didáticos bagunçados e destruídos, e vidros de portas e janelas quebrados.
A unidade de ensino está localizada no bairro Conjunto Habitacional Requião e atende alunos do Ensino Fundamental, com idades entre 6 e 10 anos. A situação só foi descoberta após a empresa responsável pelo sistema de monitoramento das escolas identificar o disparo do alarme na escola. Uma equipe tática foi enviada ao local assim que o alarme soou, e a direção da escola foi acionada. No interior da escola, um aluno responsável pela depredação foi encontrado, enquanto outros dois envolvidos conseguiram fugir.
O pai do aluno envolvido, o Conselho Tutelar e a Guarda Civil foram acionados para lidar com a situação. A prefeitura de Maringá informou que os responsáveis pelas crianças envolvidas no ato serão penalizados. Para garantir o retorno das aulas programado para a segunda-feira seguinte, equipes das secretarias de Educação, Limpeza Urbana e Infraestrutura realizaram uma operação de limpeza e reorganização da escola.
Em comunicado ao DE, a prefeitura de Maringá confirmou que as aulas na escola municipal Ângela Vergínia Borin seriam retomadas na segunda-feira e lamentou o ocorrido. A depredação e vandalismo em instituições de ensino são atos repreensíveis que prejudicam não apenas o ambiente escolar, mas também a formação e segurança dos alunos. É fundamental que casos como esse sejam tratados com seriedade e que medidas disciplinares sejam adotadas para evitar novas ocorrências no futuro. É papel de toda a sociedade zelar pelo patrimônio público e pela educação de qualidade.