Press "Enter" to skip to content

Escolas, Cmeis e unidades administrativas da Educação escolhem representantes da CIPA nesta quinta-feira, 05

Última atualização 04/10/2023 | 17:56

Os servidores de 126 instituições educacionais, incluindo escolas, centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) e unidades administrativas da Secretaria Municipal de Educação (SME) escolhem os seus representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) nesta quinta-feira, 05. Titulares e suplentes serão escolhidos por meio de processo eleitoral para a Gestão 2023/2025.

Cada unidade escolhe dois representantes, um titular e um suplente para a Cipa. Outras 238 instituições não realizarão processo eleitoral e terão servidores designados pelos diretores. Após a finalização do pleito, os servidores eleitos passam por treinamento de 12 horas, que será realizado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME.

A CIPA tem por objetivo colaborar na implementação das ações de saúde do trabalhador e informar à administração do órgão que a constituiu as percepções dos servidores acerca dos riscos e incômodos a que estão sujeitos. A Comissão eleita também tem como atribuição sensibilizar os trabalhadores com adoção de hábitos e comportamentos seguros, para a preservação da saúde e qualidade de vida.

De acordo com secretário de Educação, Rodrigo Caldas, é muito importante ter uma Cipa atuante. “Os membros da Cipa contribuem para o trabalho mais saudável e são treinados para que possam verificar os ambientes e as condições para a segurança e saúde dos trabalhadores”, ressalta o secretário.