Nesta segunda-feira (08) foram abertas as inscrições paras as escolas de tempo integral da rede pública estadual, chamadas de Centros de Ensino em Período Integral (Cepis). Ao todo, foram abertas 40 mil vagas em 269 unidades de ensino para o ano letivo de 2022. Deste total, 105 são novos Cepis, que antes funcionavam em período parcial e vão ampliar sua carga horária no início de 2022. As matrículas seguem abertas até a sexta-feira (12) para os veteranos que forem renovar, e até o dia 8 de dezembro, para novos estudantes.
Todas as matrículas para as unidades de ensino de tempo integral deverão ser realizadas presencialmente na escola. Agora, o sistema de matrículas on-line será exclusivo para as escolas de tempo regular. Segundo a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, essa medida tem o objetivo de sensibilizar os pais e responsáveis, que terão a oportunidade de conhecer melhor a estrutura física dos Cepis e sua proposta pedagógica visitando a unidade.
As escolas seguem agora um plano nacional
Ainda de acordo com a secretária, a conversão de escolas regulares em Cepis e a expansão do número de escolas de tempo integral atendem os planos Nacional e Estadual de Educação, que estabeleceu uma de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.