Última atualização 24/07/2020 | 15:29
O professor da UFG, Glauco Gonçalves coordena um projeto denominado: Escola na Pandemia. Doutor em Geografia Humana, o especialista em educação, reúne denúncias, relatos e depoimentos de professores(as), estudantes e responsáveis sobre a educação do nível básico ao superior, pública ou privada, em Goiás, para compreender uma melhor metodologia de ensino durante a pandemia.
Segundo o professor, “na pandemia a gente está vendo, ao longo dos meses, que as coisas estruturais da nossa realidade, da nossa sociedade, estão aflorando. Esse é o momento que a gente podia perceber a importância das escolas como uma parceira da sociedade e da família.” A previsão de retorno às aulas presenciais em Goiás foi adiada para setembro. Após reunião ocorrida essa semana, o Centro de Operações de Emergências (COE) recomentou que as escolas permaneçam fechadas no estado até o fim de agosto.
“Existe um grupo de brasileiros que nega questões simples de vida, como dizer que a terra é plana. Olha como a educação é importante em um momento como esse. Tenho notado que a escola, a educação, vem ocupando um lugar de descredito. Esse era o momento de repensar as políticas públicas de educação”, destaca o professor.
Apesar da prorrogação da suspensão, atividades administrativas dentro das escolas estão liberadas, desde que sejam respeitadas as medidas d segurança, como uso de máscara, garantia do distanciamento e higienização frequente.
Assista a entrevista completa: