Escolas públicas de Pirenópolis são referência em alfabetização e melhoria no ensino público

Escolas públicas de Pirenópolis são referência em alfabetização e melhoria no ensino público

Promovido pelo Programa Alfa Mais, da Secretaria de Educação de Goiás (SEDUC), o Prêmio LEIA (Leitura, Escrita e Aprendizagem) destacou três escolas municipais de Pirenópolis pela excelência na alfabetização.

Com intuito de estimular a prática pedagógica e a alfabetização na idade certa, o Prêmio LEIA foi entregue para 150 escolas públicas do Estado, entretanto as escolas localizadas nos povoados de Jaranápolis, Placa e Lagolândia obtiveram destaque em avaliações aplicadas aos estudantes do segundo ano do ensino fundamental, em dezembro de 2022.

A secretaria de educação de Pirenópolis, Márcia Áurea, cita as ações que a atual gestão tem realizado para promover os avanços na educação das crianças em Pirenópolis entre elas o Documento Curricular de Pirenópolis, projetos intersetoriais aproximando a cultura e tradições ao dia a dia escolar e tecnologia para professores e estudantes.

“Realizamos festas literárias, renovamos o acervo dos Cantinhos de Leitura, ampliamos as Gibitecas, e oferecemos formação para os professores porque acreditamos na importância da mediação do professor junto à criança e ao mundo das letras. E ficamos ainda mais motivados com a parceria firmada junto à Educação do Estado de Goiás, integrando os municípios goianos num grande “abraço pedagógico”, com o compromisso único de alfabetizar todas as crianças na idade certa”, declara em nota.

Prêmio LEIA destaca escolas que promovem alfabetização e melhoria no ensino público

O Prêmio LEIA não apenas reconhece o empenho e dedicação das escolas na promoção da alfabetização, mas também premia o compromisso com a melhoria do ensino público. Cada uma das escolas vencedoras vai receber um investimento no valor de 80 mil reais que será destinado a ações que contribuam para a contínua excelência educacional dessas instituições.

O sucesso das escolas de Jaranápolis, Placa e Lagolândia no prêmio LEIA é um exemplo inspirador para outras instituições de ensino do estado e mostra que o comprometimento com a educação de qualidade e o esforço em proporcionar um aprendizado significativo são recompensados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos