Escolas públicas de SP e Osasco ganham bibliotecas infantis com programação cultural gratuita
Iniciativa é do programa Força para Crescer, que leva acervo de 400 livros, atividades lúdicas e eventos abertos à comunidade escolar.
1 de 1 Biblioteca entregue a escolas públicas pelo programa Força para Crescer — Foto: Divulgação
Biblioteca entregue a escolas públicas pelo programa Força para Crescer — Foto: Divulgação
Três escolas públicas de São Paulo, uma na capital e duas de Osasco, vão ganhar bibliotecas infantis do programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que transforma salas de aula em ambientes vivos de leitura, imaginação e pertencimento.
A primeira foi inaugurada nesta semana e terá uma programação cultural até sábado (24), no CEI Luz e Lápis, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, com atrações abertas ao público escolar (veja a programação abaixo). As inaugurações em Osasco serão anunciadas nos próximos dias.
Voltadas à Educação Infantil, as bibliotecas contam com um acervo de 400 livros de autores brasileiros, mobiliário acessível e temático, pinturas artísticas e ambientação pensada para o público infantil. O objetivo é incentivar a leitura em territórios com alta vulnerabilidade social e tornar a escola um espaço de afeto e pertencimento.
Após a implantação, todos os materiais da biblioteca — como livros, mobiliário e elementos artísticos — são doados à escola, que passa a contar com uma rotina permanente de atividades culturais e pedagógicas.
COMO FUNCIONAM AS BIBLIOTECAS
Além da entrega dos espaços, o projeto oferece programação cultural contínua nas escolas, com atividades de mediação de leitura, contação de histórias, teatro, oficinas e formação de professores.
Segundo os organizadores, as novas unidades devem impactar diretamente mais de 3.500 crianças, educadores e famílias apenas nas três bibliotecas inauguradas nesta fase.
Os grupos artísticos participantes são formados por artistas locais, com repertórios baseados em autores brasileiros e foco na valorização da diversidade étnico-cultural. A curadoria prioriza ações que fortaleçam a identidade e a imaginação na infância.
O programa Força para Crescer: Pontos de Leitura teve início em agosto de 2024, no Rio de Janeiro. Desde então, já foram inauguradas bibliotecas no Maranhão e realizadas mais de 75 apresentações cênicas, 251 sessões de contação de histórias e 40 saídas culturais, com mais de 15 mil pessoas impactadas.
PROGRAMAÇÃO
* Onde? Rua Benedito Fernandes, 155 – Santo Amaro, Zona Sul
* Quanto? Entrada gratuita
Quinta (22)
* 10h – Mais Que Cinco
Grupo: Cremosa Cia de Arte | Duração: 45 min
* 14h – O Sonho que Alice Sonhava
Grupo: Cremosa Cia de Arte | Duração: 45 min
Sábado (24) – Semana Mundial do Brincar
* 9h30 – Sapo Caculé
Grupo: Cia. dos Três | Duração: 50 min
* 10h30 – Cerimonial de Inauguração
* 11h30 – Abaporu&eu
Grupo: Cia. Eira Nem Beira | Duração: 60 min
As datas e os locais das inaugurações em Osasco serão divulgados em breve nas redes sociais do programa, no perfil @leiturastransformam.
Cidade de SP tem menos de uma biblioteca por 100 mil habitantes
Cidade de SP tem menos de uma biblioteca por 100 mil habitantes