VÍDEO: Escorpiões caem de ar-condicionado e quase atingem bebê que brincava dentro de casa em Presidente Venceslau
Situação foi registrada por uma câmera de segurança instalada na área de lazer. Fêmea e sete filhotes entraram pelo dreno do aparelho, segundo Willian Vinícius, pai do bebê.
VÍDEO: escorpiões caem de ar-condicionado e quase atingem bebê em Presidente Venceslau
VÍDEO: escorpiões caem de ar-condicionado e quase atingem bebê em Presidente Venceslau
Um casal de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, iniciou 2026 com um susto envolvendo o filho Joaquim, um bebê de oito meses. Enquanto a criança brincava no chiqueirinho, escorpiões — um adulto e vários filhotes — caíram pelo aparelho de ar-condicionado instalado acima do local e passaram a circular pelo cômodo. Veja no vídeo acima.
O incidente ocorreu no dia 1º de janeiro, na área de lazer da residência. Em entrevista ao de, Willian Vinicius da Silva Paulo, pai do bebê, contou que é comum montar o chiqueirinho no local devido ao espaço. Para garantir a segurança do filho, uma câmera foi instalada para a vigilância durante as brincadeiras.
Bebê estava em chiqueirinho e escorpiões quase caíram dentro do espaço — Foto: Reprodução
Em determinado momento, Willian percebeu que havia uma “sujeira” perto do chiqueirinho. “Me aproximei para ver o que era e eu notei que eram filhotinhos de escorpião, e aí eu resolvi olhar nas câmeras para saber se só tinha caído daquele pequeno ou se a mãe também tinha caído, a fêmea. Porque eu sei que os filhotes andam nas costas da fêmea, então imaginei que ela pudesse ter caído também”, explicou.
Ao analisar as imagens, Willian viu que, de fato, os sete filhotes tinham caído primeiro e, em seguida, caiu a fêmea. “Só que a fêmea cai, continua viva e sai andando.” O animal se escondeu, saindo de vista do morador.
“Fui revirar a casa, revirei a área de lazer, até que eu desmontei a frente da minha cervejeira e lá estava ela se escondendo dentro da cervejeira”, relatou.
Willian Vinícius, a esposa Sirlene e o filho Joaquim são moradores em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Willian Vinícius/Arquivo pessoal
Diante da experiência, Willian decidiu divulgar o caso em suas redes sociais com o intuito de alertar as pessoas de que, mesmo fazendo limpezas periódicas, não há 100% de garantia de que uma eventualidade como essa não aconteça.
Depois da postagem do vídeo, que já ultrapassa as 500 mil visualizações, o pai de Joaquim comentou que algumas pessoas sugeriram que o animal pode ter entrado pelo dreno.
“Realmente, em casa o ar é embutido e o dreno passa dentro de uma parede, num cano, e sai para fora. Foi por ali que o escorpião teve acesso. Devido às altas temperaturas, ele sentiu ali um ar úmido, entrou por esse cano do dreno e percorreu até entrar no sistema”, diz.
Com isso, Willian afirma que é importante adotar medidas de segurança. “Por exemplo, colocando tela na ponta do dreno, para evitar que animais peçonhentos possam entrar por ali e acessar o sistema. Então eu vou estar comprando as telas e colocando na ponta do dreno para evitar que isso aconteça novamente”, relata ao de.
O morador ressalta que vive há 11 anos no local, que é urbanizado, e nunca tinha encontrado o animal até cerca de seis meses atrás. Este foi o segundo caso.
> “Muita gente acha que [os escorpiões aparecem] porque tem entulho, mato, essas coisas. Pelo contrário, lá em casa tudo por fora é calçado. Eu não tenho um metro quadrado de terra no meu quintal, e mesmo assim ele encontrou uma maneira de entrar dentro de casa. Então, muito cuidado: nessa época do ano eles estão saindo por conta do calor e temos que tomar as devidas providências e os devidos cuidados”, orienta.
Nas redes sociais, Willian Vinícius destaca que a família teve um “livramento”, já que os escorpiões não caíram dentro do chiqueirinho onde o bebê estava por questão de centímetros.
“Graças a Deus ninguém foi picado. Eu pude ver rapidamente que os filhotes estavam ali, mortos já, e pude fazer a busca pela fêmea. Demorou um pouco mais para achar a fêmea, porque eles são peritos em se esconder”, concluiu.
Escorpiões caíram de ar-condicionado e quase atingiram bebê — Foto: Willian Vinícius/Arquivo pessoal




