Press "Enter" to skip to content

Escritora goiana lança capítulo de HQ inspirado na cultura regional

Última atualização 10/03/2022 | 18:26

Nesta sexta-feira (11/03), a designer gráfica e escritora goiana Marcella Andrade, fará o lançamento do primeiro capítulo da sua História em Quadrinhos (HQ), “Os Guardiões da Crux”.

O evento de lançamento acontecerá na Livraria Palavrear, localizada no setor Universitário, a partir das 18h. Na semana da mulher, Marcella celebra a presença feminina na produção do gênero literário que predominantemente é composta por homens.

O HQ “Os Guardiões da Crux” tem como público os jovens a partir de 13 anos e se assemelha aos mangás japoneses e HQs publicados pela Marvel e DC Comics. Esse primeiro capítulo foi escrito quando Marcella estava no mestrado, cursado na University for the Creative Arts (UCA), na Inglaterra. A jovem aliou a tradição de criação de personagens com o seu conhecimento nas pesquisas.

Em 2021, o projeto do HQ “Os Guardiões da Crux” foi selecionado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) a partir de edital da Lei Aldir Blanc, aprovada em junho de 2020 pelo Congresso Nacional como medida de emergência para os setores cultural e criativo fortemente impactados pela covid-19.

Paralelamente, 200 livros serão distribuídos gratuitamente durante workshop que será realizado no Colégio Estadual CEP II Coração de Jesus, no Setor Aeroviário, em Goiânia. Neste evento, além de falar sobre a obra, a autora irá detalhar o processo de criação dos personagens e da narrativa da história.

Todos os personagens de “Os Guardiões da Crux” foram desenvolvidos utilizando o folclore nacional. A ambientação é inspirada na cultura brasileira, com destaque para o Estado de Goiás. Segundo a autora, a história evidencia a luta interna do bem e do mal e utiliza da psicologia arquetípica de Jung e Vogler, dentro uma narrativa encabeçada pela Jornada do Herói, de Joseph Campbell.

“A proposta se justifica pela carência de material nacional de cunho épico que, ao mesmo tempo, trabalhe o folclore nacional e a expansão das HQs para gêneros além do terror e infantil”, destaca Marcella

Sinopse

Kaolin sempre soube que um dia precisaria assumir as responsabilidades da Vila em que morava, Gacrux, visto que Naná, sua querida mãe, um dia não poderia mais proteger a vila dos segredos que envolvem o continente todo.

No festival da Grande Lua cheia, Kaolin presencia sua vila ser massacrada por seres que não deveriam existir além dos contos de fadas. Em seus minutos finais de vida, seu delírio a leva crer nessas lendas antigas e desejar a Jaci, a Deusa da Lua, uma chance de vingança.

No decorrer da história, somos introduzidos aos Guardiões da Crux, uma organização responsável por manter a existência dessas criaturas sobrenaturais em segredo. Agora resta-nos saber se Kaolin conseguirá se vingar, mesmo que isso custe sua humanidade.