Escritório de Compras Públicas fortalece negócios locais em São José dos Pinhais
Com atendimento gratuito e capacitações, programa municipal apoia pequenos
empreendedores que querem vender para o poder público.
Leandro Everson Ricardo, 45 anos, é morador do bairro Jardim Iná, em São José
dos Pinhais, e proprietário de uma empresa especializada na fabricação e
comercialização de cadeiras para escritório instalada no próprio bairro. Durante
um evento promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, ele visitou o
estande da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e foi
ali que descobriu que sua empresa poderia se tornar fornecedora do setor público
municipal.
Com o apoio técnico do Escritório de Compras Públicas (ECP), coordenado pela
Sics, Leandro reuniu a documentação necessária e se cadastrou na plataforma do
Portal de Compras Públicas (ComprasGOV), utilizada pela Prefeitura de São José
dos Pinhais. Desde então, já forneceu serviço para o município e também para
outras cidades, ampliando o alcance do seu negócio. A experiência de Leandro é
um exemplo entre os diversos empreendedores locais que já buscaram orientação no
Escritório de Contas Públicas desde a sua criação, em 2023.
De acordo com a Sics, somando os anos de 2023 a 2025, mais de 200 empresas foram
atendidas, totalizando mais de 350 orientações individualizadas, já que muitas
empresas retornam para mais de um acompanhamento. Além disso, o Escritório já
promoveu três capacitações e dois encontros setoriais, somando mais de 240
participantes.
Implantado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São José dos
Pinhais e o Sebrae-PR, o serviço tem como objetivo aproximar microempreendedores
individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) das
licitações municipais e estimular o desenvolvimento da economia local.
Em 2024, o município publicou 291 editais, e o Escritório de Compras teve o
papel de orientar empresários do município interessados em participar das
licitações. O atendimento é gratuito e personalizado, com o apoio nas etapas de
cadastro no ComprasGOV e SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de
Fornecedores), leitura e interpretação de editais, elaboração de propostas,
atualização cadastral e preparação para pregões eletrônicos.
Para Leandro, o atendimento e a abertura oferecida pelo setor público municipal
mudaram sua visão sobre o mercado público. “Além da segurança de estar lidando
com um órgão público, o pagamento tem sido rápido. Isso também desmistifica
aquela ideia antiga de que vender para o governo é sinônimo de demora e
papelada”, conta.
Equipe da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Sics)
realizando visita na empresa de Leandro Everson Ricardo. — Foto: Divulgação:
Arquivo pessoal
Além dos atendimentos individuais, o Escritório promove oficinas práticas em
parceria com o Sebrae-PR, com temas como formação de preços, uso da plataforma
ComprasGov e simulações de processos licitatórios.
Atendimento Escritório de Compras Públicas
O atendimento do Escritório de Compras Públicas é realizado pelo telefone (41)
3381-5805 ou presencialmente na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços
(Sics), localizada na Rua Norberto de Brito, n° 290, Centro de São José dos
Pinhais.