Espaços culturais têm programação especial

As unidades da Secretaria da Cultura (Secult) do Governo de Goiás têm funcionamento diferenciado na semana dos 91 anos de Goiânia, celebrado nesta quinta-feira, 24. Na quarta-feira, 23, o Teatro Goiânia recebe concerto especial da Orquestra Sinfônica de Goiânia, em homenagem ao aniversário da capital, às 20h, com entrada gratuita.

O Teatro fecha no dia do feriado, mas recebe a comédia “Férias”, com Drica Moraes e Fábio Assunção, no sábado, 25, às 19h, e no domingo, 26, às 18h.

Programação

A peça conta a história de um casal que está junto há 25 anos quando recebe uma viagem de cruzeiro de presente dos filhos, o que traz diversas reflexões sobre a relação. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site ingressodigital.com.

O Centro Cultural Octo Marques, que está com três exposições em cartaz, abrirá normalmente no aniversário da capital para visitação das mostras “Ausências”, de Thays Tyr; “Espalhe vida e que entre o equilíbrio”, de Carlos Camilo; e a coletiva “Abrir Horizontes 2”.

A unidade fica no edifício Parthenon Center, na Rua 4, no Centro, com entrada pela Rua 7. O funcionamento segue normal na sexta-feira e no sábado.

Na Vila Cultural Cora Coralina, que fecha no feriado, mas reabre na sexta e no sábado, o público poderá conferir os últimos dias da exposição “Um olhar”, idealizada pelas artistas Anna Carolina Cruz e Ana Rita Rodrigues.

Também estão em cartaz outras duas mostras: “As Congadas de Goiás”, com fotos de oito fotógrafos; e “Sobre a vida que arde”, instalação assinada pelo artista goiano Fernando Costa Filho.

Ainda na região central, o Museu Pedro Ludovico estará aberto todos os dias das 8h às 12h e das 13h às 17h, para visitas previamente agendadas. O Museu da Imagem e do Som (MIS), a Biblioteca Estadual Pio Vargas, a Gibiteca Jorge Braga e a Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, na Praça Cívica, fecham apenas no feriado do dia 24 e reabrem normalmente na sexta-feira. O mesmo vale para a Vila Cultural Cora Coralina, na Rua 3.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” chega ao Brasil em 2025

A peça teatral “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, continuação oficial da saga criada por J.K. Rowling, será apresentada no Brasil no próximo ano, segundo informações divulgadas pela Folha. O anúncio oficial da montagem brasileira está previsto para esta segunda-feira, 16.

Desde sua estreia em 2016, no West End, em Londres, a produção já passou por diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Tóquio e Hamburgo. Atualmente, está em cartaz na Broadway e em turnê nos Estados Unidos, com apresentações previstas em Los Angeles, Chicago e Washington.

A trama, ambientada quase 20 anos após os eventos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, acompanha os filhos de Harry Potter e Draco Malfoy, Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy. Juntos, os jovens utilizam viagens no tempo para tentar reverter eventos do passado, mas acabam causando rupturas temporais que levam à ressurreição de Voldemort e alteram a existência de seus familiares.

O roteiro da peça foi criado por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. Apesar de nunca ter sido adaptada para o cinema, sua história foi publicada em formato de livro pela editora Rocco, permitindo que fãs de todo o mundo conhecessem os desdobramentos da saga.

“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é a peça não musical de maior bilheteria da história da Broadway, acumulando mais de US$ 330 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). Além disso, conquistou prêmios como o Olivier Awards e o Tony Awards, sendo consagrada em ambas as premiações como a melhor peça teatral.

Apesar de críticas por incoerências narrativas em relação aos livros originais, a obra continua a ser um marco no universo de Harry Potter, atraindo multidões e consolidando-se como um sucesso global.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp