Espetáculo de palhaçaria feminina percorre oito cidades de Goiás

Espetáculo solo

Entre os dias 2 de março e 9 de abril, o espetáculo solo “Malagueta na Labuta “, da artista circense Fernanda Pimenta (Palhaça Malagueta), irá percorrer as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Pirenópolis, Luziânia, Cidade de Goiás, Alto Paraíso, Cavalcante e Catalão, pelo projeto Malagueta na Labuta do Cerrado. As apresentações serão gratuitas.

O espetáculo solo “Malagueta na Labuta ” tem a direção de Thaíse Monteiro e foi criado em 2021, remontado em 2022 com a mirada cênica da palhaça catalã Pepa Plana e reestreou presencialmente em 2023. A obra combina palhaçaria com o universo feminino, contando a história da diarista Malagueta que, ao trabalhar, brinca e cria outras realidades possíveis, para tornar a lida diária menos dura. A Palhaça Malagueta, vivenciada por Fernanda Pimenta, está entre as artistas goianas com maior visibilidade no cenário regional.

A palhaçaria feminina tem se tornado um novo e importante jeito de quebrar estereótipos de gênero na produção cultural e no cenário artístico, além de valorizar o trabalho autoral de mulheres no estado de Goiás. Outra importância da palhaçaria feminista é a possibilidade de criar histórias que representem as experiências e vivências das mulheres, denunciando de forma leve a invisibilidade e a violência contra o feminino em diversas esferas da sociedade.

Apresentação extra

No dia 27 de março será realizada uma apresentação extra do espetáculo na Associação de Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO), em Goiânia, como atividade de contrapartida do projeto. O objetivo é difundir e acessibilizar ainda mais o trabalho, alcançando espaços de trabalho social importantes em Goiás.

O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Fomento ao Circo do Fundo de Arte e Cultura – FAC Goiás 05/2023, e tem produção cultural de Larissa de Paula – Meraki Produção Cultural e Farândola Teatro-circo.

Serviço:

Espetáculo “Malagueta na Labuta do Cerrado”
02/03 – Teatro Cidade Livre – Aparecida de Goiânia
04/03 – COEPI – Pirenópolis
08/03 – Teatro Zabriskie – Goiânia
10/03 – Luziânia – Tríade Cultural
15/03 – Teatro A Barca Coração – Alto Paraíso
16/03 – Feira Livre – Cavalcante
22/03 – Rosinha do Brejo – Cidade de Goiás
27/03 – ADFEGO – Goiânia
09/04 – UFC – Catalão

Saiba mais em instagram @farandolateatrocirco

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” chega ao Brasil em 2025

A peça teatral “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, continuação oficial da saga criada por J.K. Rowling, será apresentada no Brasil no próximo ano, segundo informações divulgadas pela Folha. O anúncio oficial da montagem brasileira está previsto para esta segunda-feira, 16.

Desde sua estreia em 2016, no West End, em Londres, a produção já passou por diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Tóquio e Hamburgo. Atualmente, está em cartaz na Broadway e em turnê nos Estados Unidos, com apresentações previstas em Los Angeles, Chicago e Washington.

A trama, ambientada quase 20 anos após os eventos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, acompanha os filhos de Harry Potter e Draco Malfoy, Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy. Juntos, os jovens utilizam viagens no tempo para tentar reverter eventos do passado, mas acabam causando rupturas temporais que levam à ressurreição de Voldemort e alteram a existência de seus familiares.

O roteiro da peça foi criado por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. Apesar de nunca ter sido adaptada para o cinema, sua história foi publicada em formato de livro pela editora Rocco, permitindo que fãs de todo o mundo conhecessem os desdobramentos da saga.

“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é a peça não musical de maior bilheteria da história da Broadway, acumulando mais de US$ 330 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). Além disso, conquistou prêmios como o Olivier Awards e o Tony Awards, sendo consagrada em ambas as premiações como a melhor peça teatral.

Apesar de críticas por incoerências narrativas em relação aos livros originais, a obra continua a ser um marco no universo de Harry Potter, atraindo multidões e consolidando-se como um sucesso global.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp