Há mais de dois anos em cartaz, lotando os teatros do país, o monólogo “Cora do Rio Vermelho”, com dramaturgia de Leonardo Simões, retorna à Goiânia. E se apresenta na capital neste sábado, dia 17, às 20h, no Cine Teatro Goiânia Ouro. Já no dia 23, o espetáculo desembarca em Pirenópolis, no Teatro Pompeu de Pina, às 19h. E para encerrar, se apresenta no dia 24, na Cidade de Goiás, às 19h30, no Teatro São Joaquim. Os ingressos com o valor de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), podem ser adquiridos através do site (https://www.sympla.com.br/).
Essas apresentações fazem parte do projeto “Cora do Rio Vermelho – no coração do Brasil”, que celebra os 135 anos de nascimento da eterna doceira goiana, com patrocínio oficial da Petrobras e o incentivo fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal. O estado natal de Cora, está entre as 11 cidades das regiões centro-oeste e norte onde haverá apresentações: Pirenópolis, Cidade de Goiás, Goiânia, Brasília, Porto Velho, Cacoal, Campo Grande, Dourados, Palmas, Belém e Cuiabá.
O espetáculo com a atriz Raquel Penner, faz um passeio pela vida e a obra da poeta, contista e doceira Cora Coralina. A montagem propõe uma relação de cumplicidade entre a atriz e a plateia, com momentos intimistas e divertidos. A peça nasceu da vontade da atriz Raquel Penner montar o seu primeiro monólogo. Para ter ideias, ela começou a anotar frases, desejos e pensamentos soltos que, frequentemente, falavam sobre o universo da mulher brasileira. Ao reler a obra de Cora Coralina, percebeu que a poesia e os contos da escritora e doceira goiana iam justamente ao encontro de sua inquietação artística.
A atriz diz que esse se trata de um trabalho “forte e delicado”, assim como a escrita da poeta. “Cora Coralina foi uma mulher múltipla e libertária. Removeu pedras e abriu caminhos para outras mulheres. Há pouco mais de 15 anos, tive meu primeiro encontro com ela, em uma exposição, no Rio de Janeiro. Fiquei encantada por aquela senhora do interior do Brasil que falava firme e cantado, fazia doces e escrevia poesia, celebrava a vida e a simplicidade. Quando a reencontrei, a partir de um livro do Drummond, percebi que tudo o que eu queria dizer no palco estava ali”, lembra Raquel.
Além do espetáculo, o projeto contará com a Oficina “Frutos da Terra”, ministrada pelo diretor Isaac Bernat, no dia 17, das 14h às 18h, no Cine Teatro Goiânia Ouro. Já em Pirenópolis, nos dias 22 e 23, das 14h às 18h, no Teatro Pompeu de Pina. Na Cidade de Goiás, nos dias 24 e 25, das 9h às 13h, no Teatro São Joaquim.
A Oficina surge a partir da sua pesquisa sobre o griot africano Sotigui Kouyaté, que vai desenvolver – através de exercícios de sensibilização – o papel que o ato de contar histórias individualmente e em grupo pode ter no reconhecimento da identidade do ator e/ou do indivíduo como parte da sociedade. O trabalho parte da pesquisa sobre os griots, que são os mestres da palavra e a memória do continente africano.
Crédito Foto: Bianca-Oliveira-Estudio-da-Bica
Showroom da Revestic
A loja Revestic, liderada por Letícia Bannwart, realizou um evento exclusivo para arquitetos e designers em seu showroom. Como representante autorizada da Hunter Douglas Brasil, a loja proporcionou uma demonstração impressionante das soluções da marca para áreas externas, utilizando uma chuva artificial para destacar a resistência, funcionalidade e versatilidade dos produtos. A ambientação foi assinada pela arquiteta Mariana Romano, que trouxe um toque de inovação ao espaço. Confira alguns cliques do fotógrafo Jalles Colmanetti…
Exponorte em Porangatu
A 51ª Exponorte, realizada em Porangatu, tem se destacado como um dos maiores eventos do ano em Goiás, quebrando recordes de público e confirmando sua posição como uma das maiores estruturas de rodeio do estado. Com programação diversificada e organização exemplar, a exposição, que ocorre até o dia 18 de agosto, está sendo amplamente elogiada tanto pelos participantes quanto pelos visitantes. Em seu primeiro mandato como presidente da Exponorte, Anamélia Paulino (foto) já demonstrou competência e liderança ao promover um evento que tem sido um verdadeiro sucesso. Sua gestão trouxe inovações e ampliou a visibilidade da exposição, garantindo uma recepção calorosa por parte do público. A programação musical tem sido um dos grandes destaques da exposição. Entre as atrações já apresentadas estão shows de Guilherme Silva, e da dupla Cleber e Cauan, que agitaram o público. E ainda há mais por vir: nesta sexta-feira, dia 16, Jefferson Moraes promete levantar a plateia com sua apresentação. No sábado, dia 17, William Couto e Adriano, junto com a dupla Diego & Arnaldo, garantirão mais uma noite memorável. Para encerrar a 51ª Exponorte em grande estilo, Rick e Rangel subirão ao palco no domingo, dia 18.
Tambores japoneses
Os fãs da cultura oriental poderão apreciar e sentir as fortes batidas dos “Taikos”, os famosos tambores japoneses, e acompanhar as danças do “Odori” enquanto se divertem na Praça do Sol. A ação que divulgará o “Bon Odori 2024”, acontecerá na tarde deste domingo, dia 18 de Agosto: às 16h30 no famoso ponto turístico da Rua 9, no Setor Oeste, em Goiânia. O público presente poderá ainda aproveitar a oportunidade de adquirir fisicamente os últimos ingressos para 2ª noite da “22ª edição do Festival de Música, Dança, Culinária e Artes Japonesas” que ocorrerá dias 23 e 24 de Agosto, no Clube Kaikan. Este ano, o grande evento terá também transmissão simultânea online pelo YouTube da Embaixada do Japão no Brasil (conduzida pelo produtor Anselmo Troncoso) e ao vivo na tela da TBC (TV Brasil Central). Mais informações no Instagram da organizadora: @anbgkaikan.
Documentário na TV Brasil
O Partituras deste domingo (18) vai exibir, às 23h30, na TV Brasil, um documentário dedicado a um dos mais renomados e talentosos violoncelistas brasileiros, Antônio Meneses. Ele morreu no início de agosto deste ano, aos 66 anos, na Suíça, após ser acometido por uma forma agressiva de câncer cerebral. O documentário “Antônio Meneses – A Câmera e o violoncelo” acompanhou o cotidiano do artista pernambucano radicado na Suíça durante os dez dias que antecedem um concerto em Paris. O filme apresenta um retrato humano e artístico de um dos maiores instrumentistas brasileiros que, aos 17 anos, ganhou o prêmio Tchaikovsky, o mais importante para seu instrumento, o violoncelo. A produção mostra a rotina do violoncelista que ministra aulas no conservatório de Berna e ainda registra momentos com a família do músico que vive no Brasil. O filme, que é uma coprodução da TV Brasil e da Melodrama Produções, foi dirigido por Pedro Antônio Paes.
Art Decó
Na próxima segunda (19) projeto “Goiânia: Sinfonia sobre Rodas” vai realizar uma intervenção urbana nos principais pontos de Art Decó da cidade, utilizando um carro de som para reproduzir sons característicos ouvidos na capital como ¨Olha a pamonhaaa¨e ¨Vilaaa¨. A ação comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e busca despertar a atenção dos moradores para a importância da preservação do patrimônio cultural material e imaterial. O percurso do carro de som terá paradas de 30 minutos no Teatro Goiânia e no Grande Hotel. ¨Vamos intercalar sons próprios e simbólicos reconhecidos pela memória afetiva dos goianienses, com as falas “Não preste atenção”, justamente para provocar o contrário, ou seja, a atenção de quem estiver no local¨, conta Thais, que é professora na área de Som para Cinema, na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Competição
O Colégio Integrado está se preparando para um dos eventos mais esperados do calendário esportivo da instituição: os jogos internos, que acontecem entre os dias 19 e 21 de agosto. Seguindo a energia e o entusiasmo das Olimpíadas de Paris 2024, o evento escolar é uma celebração do esporte, da competição saudável e dos valores fundamentais que ele representa. A abertura já acontece nesta sexta-feira, dia 16, às 19h, na unidade do setor Jaó. Durante os três dias de jogos, os alunos terão a oportunidade de competir em uma variedade de modalidades, incluindo futsal, voleibol, handebol, basquetebol, queimada, futmesa, tênis de mesa, natação, xadrez e cubo mágico. O evento não só oferece um espaço para os alunos demonstrarem suas habilidades esportivas, mas também enfatiza a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar geral.
Caminho de Santiago de Compostela
A empresária Renata de Paula convida a todos para o lançamento de seu novo livro, “O Caminho Começa na Volta”, no dia 20 de agosto, às 19h, no Conjunto Nacional. A obra é um relato emocionante e inspirador da experiência da autora no Caminho de Santiago de Compostela, uma das mais antigas rotas de peregrinação do mundo. Em uma linguagem simples e envolvente, Renata compartilha as profundas transformações que vivenciou durante a caminhada de 16 dias, um total de 400 quilômetros. Através de áudios gravados ao longo da jornada, a autora revela momentos de alegria, introspecção e superação, convidando o leitor a refletir sobre sua própria vida e a buscar um novo significado para suas experiências.
Jorge Aragão e Fundo de Quintal se apresentam em Goiânia
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>