Espetáculo infantil é adaptado para crianças autistas em Goiânia

“Mariazinha & Chiquinho na Terra do Rei do Baião” retrata a realidade do povo do sertão, com diversos elementos da cultura nordestina

A Cia Flor Do Cerrado em parceira com o programa Eu Faço Cultura realiza na próxima segunda-feira (17) ás 19h30, no Teatro Goiânia Ouro, a apresentação do espetáculo “Mariazinha & Chiquinho Na Terra Do Rei Do Baião” com adaptação toda especial para crianças com distúrbios sensoriais (autistas). A proposta é da Cia Flor do Cerrado, mantida pelo Instituto Sócio-Educativo Juvenil do município de Trindade.

O espetáculo é uma adaptação da obra “Maria Minhoca” de Maria Clara Machado, com destaque para um amor inocente do jovem casal Mariazinha e Chiquinho. O pai da moça, Coronel Buldogue quer ver sua filha casada com o Capitão Quartel. Entre idas e vindas esse casal vai ter a ajuda de um grande amigo, que vai contribuir para desmascarar às verdadeiras intenções do capitão. Essa história é voltada para toda família, com grandes sucessos do rei do Baião, Luiz Gonzaga.

O Projeto Sessão Azul proporciona sessões de teatro adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais. O teatro fica a meia luz, com som em um volume reduzido. Além disso, a capacidade da sala é limitada a 70% da lotação máxima. Isto tudo para deixar o ambiente bem agradável e aconchegante para estas crianças. O objetivo principal é que as sessões funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com cada uma desses meninos e meninas.

O Eu Faço Cultura é parceiro estratégico dessa iniciativa, garantindo também maior acesso à cultura para famílias e classes sociais que tem dificuldade em participar de um projeto como esse, ou ter acesso a alguns dos principais filmes em cartaz.

O espetáculo

“Mariazinha & Chiquinho na Terra do Rei do Baião” retrata a realidade do povo do sertão, com diversos elementos da cultura nordestina. Numa linguagem simples e acessível a todos os públicos queremos demonstrar e espalhar a rica cultura brasileira para ser cada vez mais valorizada e apreciada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp