Última atualização 10/04/2018 | 15:14
“A participação criativa do espectador permite que sua percepção da obra seja baseada numa postura questionadora e crítica. E para que isso ocorra é necessário deslocar as formas habituais de recepção do teatro”
O espetáculo da Anthropos Cia de Arte, Ophelia, está de volta, depois de estrear em dezembro de 2017, o grupo se prepara para nova temporada nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, no Espaço Sonhus, que fica na Rua 21, no Centro, em Goiânia. Todas as apresentações ocorrem às 20 horas com entrada gratuita. Ophelia possui fomento da Lei Goyzes e Lei Municipal de Cultura, e trata do universo feminino e a representatividade da mulher na sociedade e na dramaturgia são temas abordados em Ophelia. A ideia nasce da personagem escrita por William Shakespeare em Hamlet, uma mulher que parece perfeita, mas que se vê privada de amor e mergulha em sua própria loucura.
Com uma nova versão a Anthropos Cia de Arte nos faz questionar sobre o que Ophelia representa nos dias atuais. Uma história que se entrelaça na história de várias mulheres ao redor do mundo. A começar pelas atrizes, Lizandra Olvrak, Juliana Junqueira e Aline Isabel dão vida a uma mesma personagem, cada uma carregando consigo experiências e questionamentos diversos sobre desafios, dores, angústias e prazeres do universo feminino.
A encenação de Ophelia explora os limites expressivos do teatro, da dança, da performance e das artes visuais. As fronteiras artísticas são diluídas e transgredidas para compor um mosaico de imagens sensíveis, capaz de proporcionar uma experiência estética única e excitante, explica o diretor do espetáculo Constantino Isidoro “A participação criativa do espectador permite que sua percepção da obra seja baseada numa postura questionadora e crítica. E para que isso ocorra é necessário deslocar as formas habituais de recepção do teatro”, diz.
O texto autoral foi produzido em conjunto pelos integrantes da Antrhopos Cia de Arte após extensa pesquisa. Com direção de Constantino Isidoro e assistência de direção de Arilton Rocha, Ophelia possui fomento da Lei Goyzes e Lei Municipal de Cultura.
Anthropos
A Anthropos Cia de Arte atua desde o ano de 1989 na produção de espetáculos teatrais em Goiânia, com pesquisa e envolvimento com a comunidade local construiu, neste período, um repertório artístico teatral de visibilidade, o que é confirmado pelo sucesso das produções e conceito profissional.
A companhia surgiu do desejo de realização de uma arte dramática criativa, de qualidade e que tenha como eixo a convicção de um teatro engajado à sua comunidade. Nos últimos três anos tem se dedicado à pesquisa da linguagem teatral em suas diversas interações, produzindo, além de espetáculos, ações culturais de escopo amplo, abrangendo a formação e capacitação técnica e profissional de artistas cênicos de variados agrupamentos da cidade de Goiânia e entorno. As ações formativas abrangem as áreas de direção teatral, interpretação, dramaturgia e gestão cultural.
Datas
- Quintas e sextas as 20 horas
– 12 e 13 de abril de 2018
– 19 e 20 de abril de 2018
- Local: Espaço Sonhus – Rua 21, n 10, St. Central, Goiânia – GO
- Classificação: 16 anos