Espiral misteriosa ilumina céus da Europa; conheça a frequência desse fenômeno
Diversas formas parecem surgir misteriosamente nos céus da Europa, incluindo uma espiral ondulante em forma de “S” ou um orbe brilhante pairando sobre a costa da América do Norte. Esses espetáculos de luz têm se tornando mais comuns à medida que aumenta o número de objetos lançados ao espaço, levando mais pessoas a testemunharem essas ocorrências inadvertidamente.
Jonathan McDowell, astrofísico e astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, destacou que não estamos acostumados a presenciar tais eventos no espaço devido às densidades atmosféricas tão baixas. Turistas espaciais da missão da SpaceX recentemente retornaram à Terra, proporcionando um momento único para os espectadores e fomentando o interesse público.
Quando o foguete Falcon 9 da SpaceX decolou da Flórida na semana passada rumo à órbita terrestre, lançando um satélite espião para o exército dos EUA, criou um espetáculo visual impressionante que atraiu a atenção de milhões de pessoas no Reino Unido e na Europa. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram formas estranhas dançando no céu, provavelmente resultantes da passagem do Falcon 9.
A espiral misteriosa que surgiu após o lançamento do satélite militar da SpaceX em março foi formada quando o foguete retornava à atmosfera terrestre e liberava combustível restante. A complexa sequência de eventos envolvendo a liberação de combustível exemplifica a engenhosidade por trás dos lançamentos espaciais e as medidas de segurança adotadas para reentrar seguramente na Terra.
O fenômeno da “água-viva” também associado a lançamentos da SpaceX difere da espiral, embora ambos envolvam a exaustão de propulsores em altas altitudes. A exibição da água-viva decorre da expansão e dispersão da pluma de exaustão do primeiro estágio do foguete Falcon 9 durante a subida, criando visuais luminosos únicos no céu.
As condições ideais de iluminação permitem que esses fenômenos sejam visíveis a olho nu, proporcionando um espetáculo visual único para os observadores. À medida que o número de lançamentos espaciais continua a crescer, mais pessoas têm a oportunidade de presenciar esses momentos únicos e se encantar com as maravilhas do espaço. A fascinação gerada por esses misteriosos efeitos luminosos demonstra o interesse contínuo das pessoas por exploração espacial e descobertas científicas.