Esposa de ex-presidente do Peru pede asilo na embaixada brasileira: repercussão e questões diplomáticas em destaque

esposa-de-ex-presidente-do-peru-pede-asilo-na-embaixada-brasileira3A-repercussao-e-questoes-diplomaticas-em-destaque

Esposa de ex-presidente do Peru pede asilo em embaixada do Brasil

A notícia de que a esposa do ex-presidente do Peru Ollanta Humala, Nadine Heredia, pediu asilo na embaixada do Brasil no Peru foi confirmada pela chancelaria peruana. O pedido de asilo foi feito nesta terça-feira (15) e tem gerado grande repercussão tanto no Peru quanto no Brasil.

A situação ainda está em atualização e as autoridades dos dois países estão em constante comunicação para tratar deste caso. A solicitação de asilo foi feita de acordo com a Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, que é um tratado do qual o Peru e o Brasil são partes. A embaixada brasileira no Peru divulgou um comunicado informando sobre a entrada de Nadine Heredia em suas dependências.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil também emitiu uma nota à imprensa informando sobre a presença de Nadine Heredia na embaixada. O comunicado ressalta que ambos os governos estão acompanhando de perto a situação e que estão em comunicação constante para tratar do pedido de asilo feito pela esposa do ex-presidente peruano.

A decisão de pedir asilo pode estar relacionada a questões políticas e judiciais envolvendo Ollanta Humala e Nadine Heredia no Peru. O ex-presidente peruano foi condenado a 9 anos de prisão por lavagem de dinheiro e outros crimes e a solicitação de asilo pode ser uma tentativa de evitar a prisão ou de buscar proteção em outro país.

A chancelaria peruana também emitiu um comunicado confirmando o pedido de asilo feito por Nadine Heredia na embaixada do Brasil. A situação tem gerado discussões sobre as relações diplomáticas entre os dois países e sobre a proteção oferecida pelo asilo diplomático em casos como este.

A solicitação de asilo feita por Nadine Heredia na embaixada do Brasil no Peru coloca em destaque as complexidades das relações internacionais e das questões judiciais e políticas envolvendo ex-mandatários de países latino-americanos. O desfecho deste caso ainda é incerto e deve continuar a ser acompanhado de perto pela imprensa e pelos governos envolvidos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp