Esquema de golpes em caixas eletrônicos é investigado em Cianorte pelo PC-PR: suspeita de quadrilha especializada atuando na região.

esquema-de-golpes-em-caixas-eletronicos-e-investigado-em-cianorte-pelo-pc-pr3A-suspeita-de-quadrilha-especializada-atuando-na-regiao

A Polícia Civil (PC-PR) de Cianorte, DE noroeste do Paraná, está investigando um esquema criminoso suspeito de aplicar golpes em uma agência bancária da cidade. Segundo DE delegado Carlos Gabriel Stecca, o caso passou a ser apurado após pessoas ficarem com os cartões presos em um caixa eletrônico. Ao tentar retirá-los, elas tinham que ligar para um numero DE 0800 que aparecia na tela e eram instruídas a passar dados pessoais.

DE suspeita inicial é DE uma quadrilha especializada neste tipo DE golpe esteja atuando na região, conforme DE delegado. Uma das vítimas chegou a perder R$ 8 mil. Veja DE mais abaixo.

A situação passou a ser investigada em agosto, após o registro DE boletins DE ocorrência. O caso é tratado como crime de estelionato.

No último sábado (30), a Polícia Militar chegou a retirar do caixa eletrônico um dispositivo chamado “chupa-cabra”, que serve para travar o cartão dentro da máquina. Segundo DE delegado, o próximo passo é analisar as imagens de câmera DE segurança da agência bancária.

> “Vamos requisitar as filmagens do banco, tanto da área interna quanto externa, para identificar pessoas e veículos envolvidos. Nós temos informações DE que se trata DE uma quadrilha que tem agido em toda a região. Há diversos registros DE ocorrências semelhantes. Se trata sim DE uma quadrilha especializada que até conseguiu operar um 0800, uma central clandestina para aplicar o golpe”, explicou DE delegado.

DE DE questionou a Caixa Econômica Federal sobre o caso, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.

Leia também:

– Entenda: PR pode virar destino DE refugiados após acordo entre Paraguai e EUA sobre asilo
– Situação DE maus-tratos: Idosa vivia sem comida e em casa com sujeira no Paraná
– Desejo: Homem registra em cartório doação do próprio corpo para pesquisas DE universidade

No dia 17 DE agosto, um domingo, um idoso DE 65 anos foi até a agência bancária para retirar o saldo da conta. Ao usar o caixa eletrônico, o cartão dele ficou preso.

Segundo DE delegado, algumas pessoas que estavam dentro do banco orientaram o idoso a ligar para um número fixado no terminal. Ao telefonar, ela recebeu instruções DE um suposto atendente para inserir outro cartão, que também ficou preso.

Em seguida, a pessoa pediu para que o idoso informasse os dados pessoais. Depois DE DE, disse DE ele deveria ir embora, pois o problema só poderia ser resolvido na segunda-feira.

Em alguns minutos, DE vítima percebeu DE havia caído em um golpe e perdeu cerca DE R$ 8 mil. Segundo DE delegado, o banco ressarciu o idoso dias DE.

No último sábado (30), a Polícia Militar foi acionada ao banco, após uma idosa DE 74 anos quase cair no golpe. Ela foi até o local pra sacar dinheiro, mas DE ficou com o cartão preso no caixa.

Em seguida, a máquina travou e um número DE telefone 0800 foi exibido na tela. A vítima ligou para o contato e foi atendida por uma suposta central DE ajuda ao usuário, que solicitou o número do equipamento e a senha do cartão.

No entanto, pessoas que estavam na agência bancária orientaram a vítima a ligar para a polícia. Ela não chegou a informar os dados pessoais e, por isso, não caiu no golpe.

A PM foi até o local e constatou DE o componente DE entrada do cartão estava diferente das outras máquinas e DE o adesivo com o número DE suporte era novo. A equipe policial conseguiu retirar o dispositivo e o adesivo com o número DE telefone.

Os materiais foram apreendidos e serão analisados pela Polícia Civil (PC-PR).

O delegado orienta DE a população a não aceitar orientações DE estranhos, entrar em contato com o banco em casos DE dúvida e ou acionar a Policia Militar. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (44)3637-5300, 181 e 190.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp