Press "Enter" to skip to content

Esta sexta, 22, é o dia mais longo do ano; entenda o solstício de verão

Última atualização 22/12/2023 | 12:21

Esta sexta-feira, 22, é o dia mais longo do ano no Hemisfério Sul. Esse título se deve ao fato de que hoje o sol nasceu às 5h15 e vai se pôr às 18h52. É neste dia também que acontece o solstício de verão, que ocorreu durante a madrugada, às 0h24, no horário do Brasília (DF), dando início à nova estação. 

Tal fenômeno é resultado de quando a Terra se inclina em relação ao Sol, de forma que o Hemisfério Sul fique mais próximo do astro e o Hemisfério Norte, mais distante, vivenciando o inverno lá. Em regra, o solstício de verão no Hemisfério Sul acontece entre os dias 20 e 22 de dezembro, fazendo com que o dia fique mais longo e a noite, mais curta. 

Com o período prolongado de exposição ao Sol, as temperaturas costumam aumentar. Assim, caracteriza-se o verão como a estação de muito calor. De acordo com o ClimaTempo, este verão 2023/2024 tende a ser mais quente e abafado do que os dois últimos verões, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, com os maiores desvios de temperaturas previstos. 

Por outro lado, o ClimaTempo informou que, diferente do que foi a última primavera, ondas de calor serão menos frequentes, pois a umidade do ar mais elevada contribui para atenuar os extremos de calor vivenciados nos últimos meses em várias regiões no Brasil

Além disso, é nesse período também que, na Linha do Equador, o dia e a noite têm exatas 12 horas de duração cada. Em contrapartida, a Antártica, o polo sul da Terra, tem um único dia do ano com 24 horas de luz, enquanto o Ártico, no polo norte, tem 24 horas de escuridão.