Estação Espacial Internacional Visível hoje em Itapetininga (SP): Como Observar

estacao-espacial-internacional-visivel-hoje-em-itapetininga-sp3A-como-observar

Estação Espacial Internacional poderá ser vista neste último dia de 2025; saiba como observar

Conforme o Clube de Astronomia Centauri, a estação ficará visível às 19h41 desta quarta-feira (31). O professor de física e responsável pelo clube, Rodrigo Raffa, deu orientações sobre como observar a passagem.

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) se tornará visível neste último dia do ano, nesta quarta-feira (31), para os moradores de Itapetininga (SP). A “estrela” vai cruzar o céu de um lado ao outro, surgindo no sudoeste e podendo ser vista a olho nu, sem a necessidade de telescópio ou binóculos.

A estação estará visível às 19h41, atingindo o pico de visibilidade às 19h47, conforme indicado pelo especialista Rodrigo Raffa, que é o professor de física e responsável pelo clube de astronomia de Itapetininga, o Centauri.

Participantes do clube de astronomia registraram a passagem da estação espacial internacional.

É possível visualizar a passagem da estação espacial em cidades da região como Sarapuí, Pilar do Sul, Alambari, Angatuba, Itapeva e outras, além de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

O professor de física dá algumas dicas para registrar o momento. “Recomendamos tirar foto com a câmera em um tripé na direção da passagem e dentro do horário, de forma manual, com controle de ISO, exposição e abertura do obturador da câmera, para que a foto registre o ‘caminho’ da ISS no céu. Dessa forma ficará um rastro brilhante”, orienta.

A Estação Espacial, um laboratório científico que orbita a Terra a 400 km de distância, foi criada por cinco agências espaciais: Nasa (EUA); Roscosmos (Rússia); ESA (Europa); JAXA (Japão) e CSA (Canadá). Realiza diversos tipos de experimentos em baixa gravidade, observando como a vida se comporta no espaço.

A estação espacial tem aproximadamente 110 metros de largura e já recebeu mais de 270 astronautas de diferentes nacionalidades.leDbióptica

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp