Estádio Serra Dourada completa 42 anos

Na última quinta-feira, 9, o estádio Serra Dourada, maior palco esportivo do estado de Goiás, completou 42 anos de existência. Fundado em 9 de março de 1975, a praça, apesar da defasagem em relação às novas arenas, continua como a mais utilizada pelo futebol goiano.

Ao longo dos 42 anos, o Serra passou por muitas transformações. Quando inaugurado, em um jogo entre a seleção goiana e a seleção de Portugal, o estádio era considerado um dos melhores do país. À época, o gramado também era um “latifúndio”, como costumavam descrever vários locutores esportivos.

Atualmente, contudo, o Serra Dourada vive à sombra das modernas arenas do Brasil. Preterido pela organização da Copa do Mundo de 2014, o Serra não passou por nenhuma reforma profunda em sua existência. Uma modernização de menor proporção foi realizada no início da década para receber um jogo da Seleção Brasileira. Mudanças estruturais, no entanto, não foram promovidas.

O gramado foi o último a passar por uma grande alteração. Em 2016, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que todos os estádios de futebol do país se adequassem às dimensões sugeridas pela Fifa. O Serra, então, saiu dos tradicionais 110m x 75m para 105m x 68m.

História

Em seus 42 anos, o estádio Serra Dourada recebeu jogos memoráveis. Atlético, Goiás, Vila Nova, Goiânia e Seleção Brasileira já viveram grandes momentos no maior palco do estado. Até o paulista Corinthians tem boas recordações por conta do título brasileiro conquistado em 2005.

Pintado de rubro-negro, o Serra já viu muitos títulos goianos e, recentemente, acompanhou o renascimento do Dragão. Passando pelo título da Série C, em 2008, até o acesso à Série A no ano seguinte, o estádio sempre foi aliado atleticano.

O Serra também joga ao lado do Goiás. Na praça esportiva, o Esmeraldino já conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B, venceu o Independiente na final da Copa Sul-Americana e emocionou a torcida com belas atuações na Série A e na Copa Libertadores da América.

Para os colorados, a histórica virada de 5 a 3 sobre o arquirrival Goiás é um dos mais memoráveis do Serra. Além disso, os torcedores do Vila sempre se lembrarão da casa lotada em confrontos decisivos pela Série C e pela Série B.

Neste sábado, 11, mais um pedaço da história será escrito quando Atlético e Goiás entrarem em campo pela 9ª rodada do Goianão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos