Estado abre 352 vagas para cursos na área de Artes Visuais

A Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa preencher 352 vagas em cursos de capacitação e qualificação na área de Artes Visuais, na modalidade presencial. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2024, exclusivamente por meio do site oficial bit.ly/3H43vAl.

O objetivo é o desenvolvimento e a descoberta de novos talentos. Os aspirantes a artistas, devem ter idade entre 9 e 14 anos para os cursos de qualificação na área de Artes Visuais, e acima de 14 anos para os cursos de capacitação. As aulas estão previstas para começar em 19 de fevereiro.

Sessenta por cento das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas com renda até 1,5 salário-mínimo e/ou em vulnerabilidade social. Também têm prioridade crianças e adolescentes com deficiência, autismo ou transtornos globais do desenvolvimento. A intenção é promover a inclusão educacional.

De acordo com o cronograma do edital, os candidatos inscritos serão submetidos a um teste de aptidão como parte do processo seletivo. São dois editais: o primeiro oferece 170 vagas distribuídas em 17 cursos de capacitação, e o segundo contempla 182 vagas para 22 cursos de qualificação.

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade pertencente à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021 é gerida, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp