Estado de professor de Libras espancado em suposto assalto é grave

Familiares, amigos e membros de entidades cobram explicações e providências a respeito de um ato de violência contra um professor de Libras, em Goiânia. Luiz Pereira de França Júnior, de 54 anos, encontra-se em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ser brutalmente espancado. A família da vítima relatou que o estado de saúde dele é crítico.

Luiz foi encontrado desacordado na Rua 4, no centro da capital, e foi levado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Como estava sem identificação, a família só o encontrou na terça-feira (5). Segundo o hospital, Luiz sofreu um Trauma Cranioencefálico (TCE) grave, encontra-se sedado e intubado na UTI, em estado de saúde grave.

Ao que tudo indica, ele foi vítima de um assalto. A agressão está sendo investigada pela Polícia Civil. A suspeita é de roubo e latrocínio, pois a vítima foi roubada e seu cartão de crédito foi utilizado por terceiros. A polícia está em diligências para ouvir testemunhas e apurar as circunstâncias do crime.

Em seu perfil no instagram, a Associação dos Profissionais Tradutores, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais do Estado de Goiás (Apilgo) cobrou apoio e celeridades nas investigações a diversas autoridades:

“Quem puder nos ajudar, para devida investigação dos fatos e identificação de quem realizou tamanha crueldade. Pedimos a todos, que divulguem essa publicação e que continuemos esperançosos para que em breve o nosso querido Luiz possa estar junto a nós novamente!”

Luiz é associado a Associação de Surdos de Goiânia, que tem acento no Conselho do Direito do Deficiente (CEDD). “Precisamos da ajuda da imprensa para dar publicidade a este fato trágico que prejudica a vida de um cidadão com deficiência”, disse o presidente da entidade, Audier Silva Gomes.

 

Circunstâncias

O professor, que é surdo, saiu de casa no domingo, 3, para um almoço na Associação dos Surdos de Goiânia. Após o evento, ele não compareceu ao trabalho na segunda-feira (4), o que levou a escola em que leciona, em Aparecida de Goiânia, a notificar a família sobre sua ausência.

A família, ao descobrir o desaparecimento, registrou um boletim de ocorrência. Luiz foi localizado em imagens de segurança em frente a uma distribuidora na madrugada de segunda-feira (4) e, após três horas, foi encontrado por uma ambulância do Samu e levado ao Hugo.

Ainda de acordo com os parentes, essa não é a primeira vez que Luiz é vítima de agressão. Há 10 anos, ele foi atacado com pauladas, resultando em traumatismo craniano e sequelas persistentes. Apesar do crime anterior não ter sido devidamente investigado, a família alega que a violência foi motivada por preconceito.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos