Estado de saúde de Lula não é “gravíssimo”, desmente áudio viral

Áudio sobre quadro de Lula ser “gravíssimo” é enganoso

É enganoso que o estado de saúde do presidente Lula seja gravíssimo, como alega um áudio espalhado nas redes sociais.

Esta checagem foi realizada por jornalistas que integram o Projeto Comprova, criado para combater a desinformação, do qual o DE faz parte. Leia mais sobre essa parceria aqui.

Conteúdo investigado: Áudio em que um homem afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por procedimentos que “não são uma cirurgia simples” e que o estado dele é “gravíssimo”. O autor do conteúdo acrescenta que estão divulgando que o quadro é leve como manobra política, e que não estão falando a verdade. Junto ao post há uma legenda que diz se tratar do áudio de um médico, e o autor questiona: “estão escondendo a verdade de você?”.

Onde foi publicado: TikTok, WhatsApp e Instagram.

Conclusão do Comprova: Um post viral engana ao dizer que o estado de saúde do presidente Lula (PT) é “gravíssimo”. O conteúdo traz um áudio em que um homem, que seria um médico do Hospital Sírio-Libanês, onde o petista está internado, faz declarações como “Até quando eu vou ficar falando que está tudo bem com o presidente? Estou cansado de passar vergonha alheia. Eu não tenho nem o que falar pros colegas de profissão” e “Eu não sei a quem interessa ficar passando que o quadro clínico dele é leve”.

A publicação foi feita por um perfil que afirma publicar “fantasias, sátiras, comédia, sem base na realidade”, mas foi compartilhada por diversas outras páginas como se fosse real. Segundo o conteúdo, o autor do áudio é um médico do Sírio, mas, contatado pelo Comprova, o hospital afirmou não ter conhecimento da gravação e enviou os boletins com atualização do quadro de Lula.

Segundo o mais recente deles, da manhã de 13 de dezembro, o presidente “segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores”. Ele saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para cuidados semi-intensivos. Em seu perfil oficial em redes como Instagram e X, Lula publicou vídeo caminhando nos corredores do hospital.

Também ao Comprova, a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal mencionou o boletim médico e afirmou ser “evidente que o conteúdo é falso”. “A previsão de alta é no início da próxima semana”, disse o órgão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião da Latam faz pouso forçado em Brasília após pane elétrico

Na noite desta quinta-feira, 26, um avião da Latam Airlines declarou emergência após decolar do aeroporto de Brasília e realizou um pouso forçado na capital federal. De acordo com a companhia aérea, a aeronave enfrentou uma intercorrência durante o voo, o que exigiu a medida de segurança.

A Latam confirmou o incidente em uma nota oficial, informando que “todos os passageiros foram desembarcados em absoluta segurança” após o pouso forçado. Avião teria apresentado pane minutos depois de subir e precisou pousar 20 minutos depois da decolagem.

Segundo a Inframerica, empresa responsável pela administração do Aeroporto de Brasília, a Latam solicitou o retornou do voo ao aeroporto por volta das 22h. Por protocolo de segurança, as operações aéreas do terminal foram suspensas até que a aeronave pousasse, às 22h27.

Latam informou que os passageiros do voo serão reacomodados em outro voo, com saída programada para às 21h05 desta sexta-feira, 27.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp