Estado de saúde do Papa Bento XVI está extremamente frágil

A imprensa alemã divulgou que Joseph Ratzinger não está nada bem de saúde. Este é o nome do homem que sucedeu a cadeira de São Pedro depois de João Paulo II, em 2005. Bento XVI, nome escolhido no conclave, renunciou ao papado em 2013, quando seu estado de saúde já era questionado, e agora carrega o título de “papa emérito”.

Criticado pelo resto do mundo, mas amado pelos católicos, o papa alemão é conhecido, desde os tempos de Cardeal Ratzinger, como um teólogo de primeira linha, um grande filósofo contemporâneo e um dos maiores intelectuais vivos. Criticado por ser “conservador”, verdade é que Bento XVI não fez nada em seu papado além de reafirmar tudo o que a Igreja Católica disse em 2.000 anos de história. Mas ainda houve quem se chocou com o óbvio.

Agora o biógrafo do religioso, Peter Seewald, afirma que aos 93 anos, o estado de saúde de Bento é extremamente frágil, em decorrência de erisipela no rosto, uma doença que se caracteriza por erupções faciais e dor intensa. O biógrafo relatou ainda que a voz do papa está quase inaudível, embora sua capacidade intelectual e memória não foram afetadas.

Vale lembrar que o irmão do papa, o também padre Georg Ratzinger, morreu no mês passado. Os dois foram ordenados no mesmo dia, em 1951, e eram muito unidos. Joseph vive agora num pequeno mosteiro do Vaticano, e é alvo de diversas teorias conspiratórias sobre a razão de sua renúncia, a primeira de um Santo Padre em 600 anos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp