Estado inicia entregas de benefícios da Operação Goiás Alerta e Solidário

Um comboio humanitário da primeira etapa de entregas da Operação Goiás Alerta e Solidário 2023/2024, do governo estadual, saiu de Goiânia nesta segunda-feira ,06, com destino a região Norte do estado. A partir desta terça-feira, 07, a iniciativa do Goiás Social entregará quase 19 mil (18.903) benefícios sociais em 31 municípios. O objetivo é levar proteção e garantir a dignidade de famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem em áreas de risco e podem ser atingidas por fortes chuvas, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CimehGO).

Nesta primeira etapa, dentro da Operação, a Organização das Voluntárias de Goiás (ovg) entregará benefícios sociais a 1.140 famílias que vivem em áreas de risco, segundo mapeamento feito em parceria com as prefeituras municipais, sendo 995 de zonas rurais e 145 de urbanas. Serão doados 7 mil pacotes do Mix do Bem (alimento de fácil preparo, com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate alho e cebola desidratados); 8.084 cobertores; 1.144 filtros de barro e 2.675 benefícios eventuais como cadeiras de rodas; bengalas; fraldas descartáveis; kits de enxovais para bebês e leite.

A previsão é de que o trabalho seja concluído até o dia 25 de novembro. Para garantir uma logística de mais agilidade e estabelecer uma reserva emergencial de itens para utilização imediata, foram montados sete pontos de apoio de estoque localizados em Campos Belos; Ceres; Goianésia; Itaberaí; Niquelândia; Planaltina e Posse. Os municípios foram escolhidos pela localização estratégica.

A primeira etapa de entregas de benefícios da Operação Goiás Alerta e Solidário 2023/2024 beneficiará famílias de Alto Paraíso de Goiás, Campinaçu, Carmo do Rio Verde, Cavalcante, Colinas do Sul, Flores de Goiás, Formoso, Goianésia, Guaraíta, Guarinos, Heitoraí, Hidrolina, Itaguaru, Itapaci, Itapuranga, Niquelândia, Nova América, Padre Bernardo, Pilar de Goiás, Planaltina, Posse, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, São João D’ Aliança, São Luiz do Norte, São Patrício, Teresina de Goiás, Uruana e Vila Propício.

“Aqui em Goiás conseguimos montar essa ação preventiva para minimizar os problemas que podem vir. Estaremos mais uma vez a postos com uma estrutura preparada para atender as regiões mais afetadas. Nossa missão é salvar vidas e evitar tragédias maiores”, afirma a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.

Combate às desproteções

A Operação Goiás Alerta e Solidário foi lançada pelo governador Ronaldo Caiado em outubro deste ano e segue os moldes do Nordeste Solidário, ação que atuou no combate às desproteções dos municípios atingidos pelas chuvas. Graças ao trabalho preventivo do Goiás Social, houve uma redução no número de municípios que decretaram situação de emergência de 24, em 2021, para oito em 2022.

A Operação Goiás Alerta e Solidário mobiliza diversas áreas do governo estadual e prevê ações preventivas, de socorro e de reconstrução. Além da entrega de benefícios, o plano de contingência também prevê serviços de recuperação e manutenção da malha asfáltica; busca e salvamento com equipes de especialistas; entre outros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem sob efeito de drogas mata jovem por engano em ataque de ciúmes na Bahia

O estudante de educação física Kauan Gomes, de 20 anos, morreu na última terça-feira, 17, após passar quatro dias internado em Feira de Santana, na Bahia. Ele foi atingido por um disparo na cabeça na sexta-feira, 13, enquanto estava em um carro com a mãe e uma amiga, a caminho da academia.

De acordo com a Polícia Civil, o tiro foi disparado por engano por um homem que estava em um veículo preto. O suspeito, sob efeito de álcool e drogas, perseguia um carro branco acreditando que sua companheira, com quem havia discutido, estivesse no veículo.

Segundo o delegado Gustavo Coutinho, da Delegacia de Homicídios, o crime foi motivado por ciúmes. Na noite anterior, o casal havia passado horas em um bar na Avenida Francisco Fraga Maia, em Feira de Santana. Na manhã seguinte, após uma discussão, a mulher deixou o local pegando carona em um carro branco. Convencido de que ela estava fugindo com outro homem, o suspeito iniciou a perseguição armado com um revólver.

Durante a ação, o homem disparou para o alto e, em seguida, contra o carro em que Kauan estava, atingindo-o fatalmente. Após cometer o crime, o suspeito e um cúmplice fugiram para a cidade de Pé de Serra e, mais tarde, retornaram a Feira de Santana. No retorno, ameaçaram e agrediram a mulher para que ela não denunciasse o ocorrido.

O motorista do carro preto já foi interrogado, mas o autor do disparo segue foragido. Segundo a delegada Lorena Almeida, titular da 2ª Delegacia Territorial, o homem tem um histórico de crimes, incluindo tráfico de drogas, roubo e violência doméstica. A polícia solicitou a prisão preventiva dos envolvidos e apreendeu o veículo utilizado no crime, assim como o revólver, que passará por perícia.

Equipes policiais seguem investigando o caso, analisando imagens de câmeras de segurança e colhendo depoimentos de testemunhas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp