Estado Islâmico planejava atentado contra a Eurocopa de 2016

Membros do comando do Estado Islâmico (EI) envolvidos nos atentados jihadistas de Paris em novembro de 2015 e nos de Bruxelas de março de 2016 planejavam um atentado contra a Eurocopa de futebol, ocorrida em junho e julho do ano passado na França. Eles pretendiam usar um carro ou um caminhão cheio de explosivos. As informações são da Agência EFE.

Isso é o que contou ao juiz instrutor um dos membros desse comando, Mohamed Abrini, detido na capital belga em abril de 2016, conforme revelou hoje (25) o canal de televisão France Inter.

Abrini, também conhecido como “o homem da cartola” – porque assim foi gravado pelas câmaras do aeroporto de Bruxelas no dia dos atentados nessa cidade, em 22 de março de 2016 –, disse ao juiz que “tinha ouvido que era o projeto da Eurocopa. Um carro ou um caminhão cheio de explosivos”.

No entanto, os terroristas desistiram por causa da detenção em Bruxelas, no começo do mesmo mês (março de 2016), de outro dos integrantes da célula, Salah Abdeslam, que esteva envolvido ativamente nos ataques de Paris. Essa detenção os levou a agir na capital belga alguns dias depois.

Abrini assegurou ao juiz que ele era “contra os atentados” e que recebiam pressões do EI: “Eles nos diziam que fôssemos até o final, que não tínhamos que nos render”.

O método do carro-bomba (ou do caminhão-bomba) é um dos preferidos pela organização terrorista na Síria e no Iraque, e a Europol, em relatório de dezembro de 2016, advertia que o grupo poderia tentar utilizá-lo também na Europa.

Fonte: Agência Brasil

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Avião da Embraer pode ter sido abatido por sistema de defesa russo, indicam fontes

O acidente com o avião da Azerbaijan Airlines que deixou 38 mortos na última quarta-feira pode ter sido causado por um sistema de defesa aérea russo, segundo informações obtidas pela agência Reuters. A suspeita foi inicialmente levantada por Andriy Kovalenko, membro da segurança nacional ucraniana, que mencionou imagens mostrando coletes salva-vidas perfurados. Especialistas em aviação e militares corroboraram a análise, e até mesmo a mídia russa considerou a possibilidade de a aeronave ter sido confundida com um drone ucraniano.

Enquanto isso, as autoridades russas e do Cazaquistão pedem cautela. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, declarou que especulações sobre as causas são prematuras, e o presidente do Senado do Cazaquistão, Mäulen Äşimbaev, reforçou que a investigação está em andamento, garantindo transparência nos resultados.

O avião, que partiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia, desviou significativamente de sua rota antes de cair no Cazaquistão. A companhia aérea inicialmente sugeriu que o acidente poderia ter sido causado por colisão com aves, mas especialistas descartaram essa hipótese. Serik Mukhtybayev, especialista cazaque, e o brasileiro Lito Sousa destacaram que os danos nos destroços apontam para uma causa externa, possivelmente relacionada a um ataque.

Relatos e análises reforçam a teoria de que o avião foi atingido por um míssil. Um piloto militar francês, sob anonimato, afirmou que os danos na cauda são consistentes com explosões de estilhaços. O blogueiro russo Yuri Podolyaka também mencionou sinais típicos de sistemas antiaéreos.

Dados do site Flightradar24 mostram que o avião enfrentou interferências de GPS antes do acidente, algo já atribuído à Rússia em ocasiões anteriores. A Chechênia, destino final do voo, havia sido alvo de ataques com drones no mesmo período, segundo informações locais.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, evitou especular, atribuindo o desvio de rota ao mau tempo. A caixa-preta do avião foi recuperada e será analisada para determinar a causa do acidente. Das 67 pessoas a bordo, 29 sobreviveram, sendo que 11 permanecem em estado grave.

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