Estados Unidos comemora projeto de lei que propõe reduzir a pena de prisão do ex-presidente Bolsonaro

13/05/2025 May 13, 2025, Washington Dc, Virginia, USA: U.S Deputy Secretary of State Christopher Landau speaks during a session of the 2025 SelectUSA Investment Summit in Gaylord Convention Center in National Harbour, Maryland, on May 13, 2025.
POLITICA 
Europa Press/Contacto/Gent Shkullaku

O governo dos Estados Unidos comemorou a aprovação da proposta de lei pela Câmara de Deputados do Brasil, que propõe uma redução nas penas dos envolvidos na trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O subsecretário de Estado, Christopher Landau, expressou satisfação com o projeto de lei, considerando-o um passo inicial para combater os abusos legais decorrentes da instrumentalização das diferenças políticas no Brasil. Landau destacou a preocupação constante dos EUA com essas questões e afirmou que a aprovação do projeto é um avanço. A votação no Senado ainda está pendente. A publicação de Landau nas redes sociais demonstra otimismo em relação ao futuro das relações entre os países.
O texto aprovado pela Câmara dos Deputados é uma alternativa ao projeto de lei de anistia, que prevê uma redução significativa das condenações relacionadas ao golpe de Estado contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo a de Bolsonaro, que poderia ter sua pena de mais de 27 anos reduzida para dois anos e quatro meses de prisão. A administração de Donald Trump acompanhou de perto o processo judicial contra o ex-presidente de extrema-direita, chegando a impor novas tarifas de 50% sobre as importações brasileiras, alegando falta de independência do judiciário no país sul-americano. Em novembro, Trump isentou de tarifas de 40% diversos produtos alimentícios do Brasil, em meio ao descontentamento dos americanos com o custo de vida.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp