Press "Enter" to skip to content

Estados Unidos enviam navios de guerra com destino a Israel

Última atualização 09/10/2023 | 16:24

Os Estados Unidos enviaram um grupo de ataque de porta-aviões da Marinha norte-americana para o leste do Mar Mediterrâneo. A informação é do secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e pretende auxiliar no contra-ataque de grande escala de Israel contra o Hamas. No sábado, 07, o país já havia declarado apoio a Israel.

A expectativa dos Estados Unidos é que o governo de Israel lance uma invasão terrestre na Faixa de Gaza nas próximas 24 e 48 horas. Os ataques de Gaza têm sido respondidos por Israel, que promete retaliação a um ataque sem precedentes do grupo terrorista Hamas.

Até o momento, Israel acumula ao menos 1,4 mil mortos e milhares de pessoas feridas e, por isso, foi ordenado um “cerco completo” em Gaza.

Posicionamento EUA

Em pronunciamento feito no sábado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o governo norte-americano está do lado de Israel, vítima dos ataques do grupo islâmico. “Os Estados Unidos estão ao lado de Israel. Jamais daremos as costas ao seu povo. Asseguramos que daremos o apoio que os cidadãos precisam”, relatou.

Durante o pronunciamento, Biden também ressaltou sobre as “imagens horríveis que o mundo assistiu nas últimas horas”. Sobre as imagens, o presidente disse que é possível ver pessoas inocentes morrendo em casa e nas ruas, além de famílias sendo feitas de refém pelo Hamas.

O apoio norte-americano a Israel foi reiterado pelo próprio presidente ao primeiro-ministro israelense. “Pedimos que pare completamente. Não há justificativa para este tipo de ataque. Nosso governo tem uma posição firme ao lado de Israel.

O posicionamento de Biden foi feito na Casa Branca, e o presidente disse ainda ter entrado em contato com o rei da Jordânia, Abdullah II, e outros líderes da região, como Emirados Árabes Unidos e Egito.

Brasileiros em Israel

Os países envolvidos acumulam cerca de 20 mil brasileiros, sendo 14 mil em Israel e 6 mil na Palestina, conforme estima o Itamaraty.

O Brasil, como atual país presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), anunciou no sábado, 07, que iria convocar uma reunião de emergência sobre a guerra de Israel contra o Hamas. O Ministério da Defesa brasileiro afirmou ainda que irá enviar seis aviões para buscar os brasileiros que estão na região do conflito.

Na manhã de sábado, Israel sofreu um ataque surpresa pelo grupo e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou guerra.

Por meio de coletiva de imprensa, o ministro da Defesa, José Múcio, informou que está em contato com as embaixadas de Israel, Cisjordânia e outras regiões para receber uma lista de brasileiros que querem voltar para o país. O primeiro avião a ser enviado tem capacidade para 220 passageiros e deve chegar a Tel Aviv, com previsão de retorno para segunda-feira, 09, ou terça-feira, 10. Além disso, o Brasil enviará médicos e psicólogos para atendimento dos resgatados.