Os Estados Unidos estão planejando enviar um segundo porta-aviões para o Oriente Médio como parte de um reforço na presença militar na região. A movimentação ocorre em um momento de tensões com o Irã e negociações em andamento sobre o programa nuclear iraniano. A decisão de enviar esse grupo de ataque foi informada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhar em sua plataforma Truth Social uma notícia sobre a mobilização militar.
De acordo com informações da Al Jazeera, citadas inicialmente pelo Wall Street Journal e outros veículos de notícias americanos, o Pentágono deu instruções para que as Forças Armadas organizem esse novo grupo de ataque de porta-aviões, que se juntará ao USS Abraham Lincoln, que já está operando no Oriente Médio. O USS Gerald R. Ford, considerado o maior porta-aviões do mundo, recebeu ordens para deixar o Mar do Caribe e seguir em direção à região, conforme relatos do The New York Times.
A entrada do USS Gerald R. Ford na região aumentará a presença dos Estados Unidos, que já mantêm o USS Abraham Lincoln e seus navios de escolta no Oriente Médio há mais de duas semanas. Essa escalada militar é vista como uma mensagem geopolítica de próximos possíveis ataques. Ao mesmo tempo em que Trump menciona “negociações”, ele continua a pressionar através de forças navais, indicando a diplomacia com preparativos para eventuais conflitos.
A movimentação militar ocorre logo após a visita de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, à Casa Branca. Trump afirmou que o desfecho das tratativas com o Irã ainda não está definido, ressaltando a necessidade de continuar as negociações. Estados Unidos e Irã realizaram recentemente uma rodada de negociações indiretas em Omã. No entanto, o Irã tem alertado sobre possíveis interferências externas, restringindo as conversas exclusivamente aos Estados Unidos.
Trump reiterou seu desejo de alcançar um acordo que impeça o Irã de obter armas nucleares e mísseis. Por outro lado, o governo iraniano nega que esteja buscando armas nucleares e rejeita concessões em seu programa de mísseis. O Irã enfatizou que seu programa de mísseis é uma questão não negociável em termos de defesa. O presidente dos Estados Unidos também alertou para a possibilidade de novos ataques caso as negociações não deem resultados positivos. O cenário geopolítico na região permanece tenso, com movimentações militares e negociações em curso.




