Estagiário que falsificou carteira da OAB para aplicar golpes é condenado pela Justiça
Réu admitiu que criou carteira no PowerPoint, em seu computador pessoal. Ele foi condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão, e 44 dias-multa, com regime inicial semiaberto.
Carteira de advogado da OAB. — Foto: Lorena Kubota/g1
Um estagiário que falsificou uma carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para aplicar golpes foi condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão, e 44 dias-multa, com regime inicial semiaberto.
A decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), divulgada na terça-feira (1°), condena o réu pelos crimes de falsificação de documento público, uso de documento falso, falsidade ideológica e estelionato.
Segundo as investigações, o estagiário trabalhava em um escritório de advocacia e admitiu que criou a carteira falsa no PowerPoint, em seu computador pessoal.
Sede da Polícia Civil (PCDF) em Brasília. — Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Senado
O estagiário usou a carteira falsa entre 2019 e 2022. Segundo o TJDFT, ele se apresentava como advogado em delegacias de polícia, oferecia seus serviços e acompanhava clientes em diligências policiais.
O réu chegou a ser contratado por uma conhecida, para realizar inventário extrajudicial após o falecimento da mãe dela. Ele cobrou R$ 4 mil pelo serviço e recebeu R$ 2.517.
O documento falsificado foi encontrado em um pendrive, apreendido pela Polícia Civil (PCDF) durante busca e apreensão em sua casa. O laudo pericial confirmou que a carteira continha o nome e fotografia do estagiário, mas com número de inscrição pertencente a outro advogado devidamente registrado na OAB.
A decisão da 2ª Turma Criminal do TJDFT sobre a condenação foi unânime.
Por que os crimes prescrevem? I g1 Explica
Leia mais notícias sobre a região no DE DF.