O prefeito Rogério Cruz destacou os cuidados com os prazos e a qualidade dos serviços executados pelo município durante mais uma vistoria por obras pela capital, na manhã desta quinta-feira, 13. Acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, auxiliares e vereadores, o prefeito esteve em nove intervenções em andamento.
“Nós estamos cuidando juntos de Goiânia, acompanhando as obras de perto, porque nós temos prazos para a nossas entregas. Goiânia precisa de uma atenção especial, então nós estamos observando a qualidade do trabalho e do serviço prestado ao cidadão”, afirma Rogério Cruz.
Drenagem urbana
Logo no início da manhã, às 8 horas, o prefeito visitou os trabalhos na rede de drenagem e de asfaltamento no Bairro Feliz, que são executadas dentro do programa Goiânia Adiante. A obra tem um custo de mais de R$ 10 milhões e prevê a construção de cerca de quatro quilômetros de galerias pluviais. Durante a vistoria, o prefeito verificou, entre outros pontos, a proteção instalada às margens do Rio Meia Ponte.
“Visitamos a região durante o período chuvoso e observamos quedas de muro, principalmente na parte de baixo do Setor Bairro Feliz. Então inserimos essa obra dentro do Goiânia Adiante. Já estamos com vários processos de licitações encaminhados para continuar com esse projeto de drenagem urbana em Goiânia”, diz o prefeito.
O titular da Seinfra, Denes Pereira, afirma que as obras impactam toda região Leste da capital e é um anseio de mais de 40 anos da população. “O prefeito Rogério Cruz, sensível a toda essa problemática da drenagem urbana da capital, lançou mais de 24 obras entre asfaltamento e drenagem urbana. Então, no próximo período chuvoso, os moradores vão ter mais tranquilidade com o fim desse problema que afeta a região há muitos anos”, pontua.
Margareth Maria de Oliveira é moradora do Bairro Feliz há vários anos. Ela diz que, apesar dos transtornos temporários, a obra é benéfica para toda a população. “O prefeito Rogério Cruz é um homem de coragem por estar fazendo isso aqui. A comunidade está muito feliz com essa obra que está sendo feita. É um problema de décadas que só agora tiveram coragem de resolver”, afirma.
O líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Anselmo Pereira, e o vereador Joãozinho Guimarães, acompanharam as vistorias. “Há décadas a população sonhava com uma obra dessa. Uma intervenção que vai revolucionar a drenagem em toda Região Leste de Goiânia, inclusive na cabeceira da Avenida Leste-Oeste”, diz Anselmo.
Leste-Oeste
Em seguida, o prefeito e a comitiva visitaram as obras de pavimentação e de implementação de galeria pluvial da Avenida Leste-Oeste, no Jardim Novo Mundo, que liga as avenidas Manchester e Skoda. Está em andamento a execução da pavimentação asfáltica nos 480 metros de extensão da avenida e a construção do muro de arrimo na lateral da via férrea.
O terceiro compromisso da manhã foi na Rua 28 de Setembro, no Setor Estrela Dalva, onde a Seinfra faz com recursos próprios o alargamento da via, construção de bocas de lobo, meios-fios e a pavimentação de 480 metros, ligando o bairro ao Residencial Paulo Pacheco. Uma erosão foi recuperada e o asfalto implantado.
O vereador Pedro Azulão Jr. destacou que as obras são um sonho realizado dos moradores da região Noroeste. “O serviço que a Prefeitura entregou é de qualidade. É assim que temos trabalhado”, destaca. Dona Marli Clara, moradora da rua 28 de setembro, relata a dificuldade que era viver num local sem asfalto. “Era tudo terra, muito difícil. Esperamos muito tempo por isso e agora é muito bom ver a rua asfaltada, além de que teremos calçada também”, diz.
A próxima parada foi nas obras de construção do viaduto na Avenida Leste-Oeste com a Avenida Castelo Branco. Nesta fase inicial, já foram feitos a instalação do canteiro de obras; demarcação das obras; fundação e terra armada; retirada de árvores no canteiro central; remanejamento dos equipamentos públicos de água, luz, esgoto e telefonia. Também foi dado início à escavação na projeção da terra armada, no lado leste do viaduto. Está sendo executada a fundação da estrutura do elevado.
Mais obras
A comitiva seguiu para a Rua Jaraguá, no Residencial Solar Ville, onde está em andamento a obra de terraplanagem, construção de rede de galerias pluviais e asfaltamento de 21 ruas do bairro. O prazo para a conclusão das obras é de seis meses. Serão construídas 100 bocas de lobo, implantados cerca de 4,2 quilômetros de galerias pluviais com tubulações que variam de 400 a 1500 milímetros de diâmetro.
Rogério Cruz, acompanhado dos vereadores Pastor Wilson e Pedro Azulão Jr., também esteve na construção de galeria e pavimentação na Rua Rio Meia Ponte, no Jardim Novo Petrópolis. No local, é executada a implantação da rede de drenagem pluvial na Rua 10. A Seinfra também atua na drenagem e pavimentação de 3,5 quilômetros das Chácaras Maringá, atendendo a um pedido do vereador Cabo Senna, e na obra de ampliação da rede de drenagem na Rua Padre Monte, no Bairro Goiá, solicitação da vereadora Léia Klebia.
“Aqui as ruas viravam mar. Com os trabalhos da Seinfra, por determinação do prefeito Rogério Cruz, isso vai acabar”, disse secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, ao destacar a atenção da gestão na execução de obras para resolver problemas de alagamentos.
Marivone Caetano, moradora da Rua das Laranjeiras, onde avançam as obras de pavimentação, agradeceu ao prefeito durante a visita. “Há mais de 20 anos aguardávamos, sofrendo com muita poeira e lama aqui. Na ida à igreja, eu me sujava e chegava com os pés sujos. Agora vai ser muito melhor”, disse.
O último compromisso foi na Avenida Ravena, no Residencial Granville, onde a Seinfra conclui o serviço de substituição de 100% das lâmpadas de vapor de sódio por LED. O projeto é realizado por meio do Goiânia Adiante, o maior pacote de ações da história da capital. São quase R$ 300 milhões destinados à modernização de todo o parque luminotécnico de Goiânia, o que vai gerar economia de até 40% aos cofres públicos. O serviço na região deve ser concluído até o fim desta semana. O vereador Denício Trindade acompanhou a comitiva e a troca de pontos de luz no bairro.